Dra. Soraya Soubhi Smaili é a primeira mulher nomeada ao cargo de reitora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)  Dra. Soraya Soubhi Smaili é a primeira mulher nomeada ao cargo de reitora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

São Paulo, 14 de fevereio de 2013.

Pela primeira vez em sua história, a Universidade Federal de São Paulo terá no cargo de reitor uma mulher, a farmacêutica bioquímica dra. Soraya Soubhi Smaili, nomeada ao cargo em 5 de fevereiro de 2013. Também inédito é o fato de o cargo de reitor da Unifesp ser ocupado por um docente não oriundo da Faculdade de Medicina.

Dra Soraya venceu a eleição para o cargo, que teve como eleitores professores, funcionários e alunos da Universidade. Seu nome encabeçou a lista tríplice encaminha ao Ministério da Educação e o ministro Aloísio Mercadante optou por acatar a decisão da comunidade acadêmica. Formada pela USP, dra. Soraya fez mestrado e doutorado em Farmacologia pela Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo, pós-doutorados na Thomas Jefferson University (1997) e no National Institute of Health (1998-1999), Estados Unidos, e livre-docência na Unifesp (2005).

É docente da Unifesp desde 1992 e coordenadora do Laboratório de Sinalização de Cálcio e Morte Celular e do Laboratório Multiusuários de Microscopia Confocal da EPM/Unifesp.É membro do Conselho Diretor do Laboratório de Experimentação Animal do Instituto Nacional de Farmacologia, diretora da Sociedade Internacional de Morte Celular e membro convidado da Sociedade Europeia de Morte Celular.

Agora, caberá a ela administrar o orçamento anual de R$ 621 milhões (ou R$ 145 milhões, descontada a folha de pagamentos de ativos e inativos) e lidar com as demandas de 10 mil alunos de graduação, 3.500 de pós, 1.300 residentes, 4.000 funcionários e 1.500 professores. E prosseguir com o processo de expansão da universidade, que já dura dez anos.

Thais Noronha

Assessoria de Comunicação CRF-SP (com informações agência Fapesp)