Nove cidades já receberam o debate promovido pelo CRF-SP sobre empregabilidade. Assuntos como condições de trabalho e valorização são os destaques

São Paulo, 31 de janeiro de 2013.

Uma oportunidade fundamental para que os farmacêuticos das mais variadas regiões do Estado apresentem as necessidades de cada localidade à diretoria do CRF-SP. Assim tem sido os debates que fazem parte do XIII Encontro Paulista de Farmacêuticos. Até hoje, nove cidades (Adamantina, Araçatuba, Bragança Paulista, Campinas, Fernandópolis, Guarulhos, Jundiaí, Presidente Prudente e São José do Rio Preto) receberam as discussões que reuniram mais de 400 profissionais.

AdamantinaAdamantina

Nesses encontros, diretores e conselheiros do CRF-SP discutem com os profissionais da região os problemas enfrentados diariamente como baixos salários, falta de estrutura, excesso de burocracia e não se furta de buscar soluções, apesar de não ser atribuição da entidade. Os participantes também conhecem dicas sobre como entrar, permanecer e progredir no mercado de trabalho, além de verem exemplos reais de farmacêuticos que construíram uma história de sucesso graças a fatores imprescindíveis como atitude, determinação e conhecimento.

Para o dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP “Esses encontros buscam despertar no farmacêutico o que de melhor ele tem. Esses debates aproximam o CRF-SP da realidade no dia a dia. Só assim podemos interceder pelo farmacêutico”.

AraçatubaAraçatuba

Principais discussões

O momento do debate tem sido de grande valia aos profissionais, já que apresentam situações diárias que, por muitas vezes, prejudicam a excelência da assistência farmacêutica. É o caso de profissionais obrigados a exercerem funções que fogem às atribuições como lavar banheiros, pintar paredes e muitas outras. Dr. Menegasso deixa bem claro que é preciso denunciar situações como essas.

BarretosBarretos

Exemplos positivos também tem sido destacados nos encontros, como o da dra. Karina Giacomini e dr. Alan de Oliveira, ambos desenvolvem um trabalho inovador na área de Tecnovigilância e Farmacovigilância na Santa Casa de Misericórdia. “Visitamos os leitos e verificamos as possibilidades de interação medicamentosa, reações adversas e muitos outros. Hoje, nossa relação com os médicos é de extrema confiança. Os pacientes também reconhecem nosso trabalho”, destaca dr. Alan.

Bragança PaulistaBragança Paulista

Kátia Ripper Ribeiro, que atua em uma drogaria em São Bernardo, participou do debate em Santo André e falou do orgulho em ser referência para muitas pessoas. “Outro dia fui fazer exame de autoescola e os delegados tiraram dúvidas por mais de meia hora. Fico feliz com o reconhecimento”.

Santo André Santo André

Em São José do Rio Preto, a professora Lya Bueno de Carvalho, coordenadora do curso de Farmácia da Unip ressaltou o quanto a motivação é essencial para o sucesso profissional. “A educação continuada é imprescindível após a graduação, o profissional que faz o curso e estaciona, fica para trás”.

São José do Rio Preto São José do Rio Preto

FernandópolisFernandópolis

Programa de Assistência ao Farmacêutico – PAF

Os debates também são importantes para que os farmacêuticos conheçam o PAF – Programa de Assistência ao Farmacêutico, uma novidade criada pelo CRF-SP que une em um site uma série de vagas de emprego e descontos exclusivos aos profissionais em hotéis, restaurantes, produtos eletrônicos e muito mais. Saiba mais em http://portal.crfsp.org.br/paf

Dr. Pedro Menegasso apresenta o PAF Dr. Pedro Menegasso apresenta o PAF

Destaque na mídia

O presidente do CRF-SP também apresenta aos participantes o comercial de TV exibido no Fantástico e no Programa Mais Você, em homenagem ao dia 20 de janeiro. Para dr. Jair Borges Jr, gerente da Farmácia do Hospital do Câncer, presente no debate em Barretos,  é preciso intensificar as ações que reforçam a imagem do farmacêutico na sociedade. “Prova disso é que nosso trabalho tem sido distorcido pela mídia”, fazendo referência a programas de humor e novelas que não mostram o farmacêutico como um profissional respeitado. A vice-presidente do CRF-SP, dra. Raquel Rizzi, o diretor-tesoureiro dr. Marcos Machado e a diretora secretária-geral, dra. Priscila Dejuste também têm participado dos encontros e debates.

GuarulhosGuarulhos

Presidente PrudentePresidente Prudente
Presidente Prudente

A programação continua