Seminário sobre Empregabilidade reúne mais de 500 farmacêuticos na capital. Evento teve transmissão ao vivo

Mais de 500 farmacêuticos acompanharam a apresentação do maestro João Carlos MartinsMais de 500 farmacêuticos acompanharam a apresentação do maestro João Carlos Martins

São Paulo, 23 de janeiro de 2013.

Realizado na Universidade Paulista, Unip Vergueiro, na capital, o Seminário: Empregabilidade construindo sua própria história, reuniu mais de 500 farmacêuticos. O evento também marcou o lançamento do Programa de Assistência ao Farmacêutico, o PAF, que será um canal para que o farmacêutico tenha acesso a uma série de descontos especiais que vão até 50% na compra de produtos e serviços das mais variadas marcas, além de ter o balcão de empregos do setor farmacêutico mais amplo e atualizado do país.  Durante o lançamento, dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP, destacou que o PAF  é o resultado do esforço e da união de toda a força da classe farmacêutica em benefício do profissional.

Dr. Raphael Revert e dr. Pedro MenegassoDr. Raphael Revert e dr. Pedro Menegasso

Na primeira palestra do dia, o consultor de carreira José Augusto Minarelli enfatizou que nos dias de hoje, ter mentalidade de empregado é atraso de vida. “Hoje as empresas querem gente boa que resolva os problemas que geraram a contratação”. Já em relação à competitividade, Minarelli ressaltou que a competência técnica dispensa comentários. “Mas também é necessário competência comportamental, não basta ser um bom profissional, tem que saber lidar com pessoas”.

O consultor de carreiras José Augusto Minarelli O consultor de carreira José Augusto Minarelli

Auditório da Unip Vergueiro; Gustavo Ioschpe, articulista de Educação e colaborador da Rede GloboAuditório da Unip Vergueiro; Gustavo Ioschpe, articulista de Educação e colaborador da Rede Globo

Um momento networking foi cuidadosamente programado no evento para que os farmacêuticos tivessem a oportunidade de conhecer pessoas e estabelecer novos contatos.

O farmacêutico dr. Raphael Revert, que atua como headhunter, fez questão de elencar as áreas de ascensão na Farmácia, entre elas a área regulatória, garantia de qualidade,  tecnovigilância  e farmacoeconomia. “A remuneração da área de saúde agrega muito mais valor do que em relação às outras áreas de trabalho. Uma média 57% maior do que a média nacional. Setor farmacêutico emprega hoje cerca de 700 mil pessoas”. Revert disse ainda que, para crescer na empresa, o profissional deve o tempo todo se preocupar em atuar de forma a agregar valor aos produtos e serviços da empresa.

Autor de uma série de livros sobre Educação, articulista da revista Veja e da Revista Educação, Gustavo Ioschpe encerrou a primeira parte das palestras com o tema “A importância da formação e da ética na empregabilidade”. Ele que ficou conhecido ao prestar consultoria ao Jornal Nacional, da TV Globo e percorrer uma série de escolas em todo o país, ressaltou o quanto é possível olhar para a educação como investimento. “O salário de quem tem curso superior é em média três vezes maior do que o de quem tem apenas o ensino médio. Hoje, de uma maneira geral, o país tem escassez de mão-de-obra especializada, e um crescente aumento da oferta de profissionais qualificados”.

História de superação

Dr. Salomão KahwageDr. Salomão Kahwage

A programação teve continuidade à tarde, com a palestra do dr. Salomão Kahwage, diretor de uma consultoria e treinamentos em Saúde e gerente técnico-farmacêutico de uma rede de drogarias, que apresentou o tema  “Inovando o sistema de contratação: valorização do farmacêutico e perspectivas profissionais em Farmácias e Drogarias”.

O setor foi profundamente detalhado pelo ministrante, que afirmou ser preciso quebrar o paradigma de que nesses estabelecimentos não é possível ter lucro, sempre mantendo a qualidade e excelência na assistência farmacêutica. “Existe hoje um movimento de consolidação de mercado do varejo farmacêutico. É preciso entender disso para fazer as adaptações necessárias. Até 2015 seremos o quinto maior mercado farmacêutico mundial; isso representa mais oportunidades e só irá se destacar quem estiver bem preparado. E se a empresa não tiver política de valorização, o farmacêutico não fica”.

Entre as funções que podem ser almejadas para quem deseja atuar e crescer no varejo, segundo o dr. Kahwage, além de responsável técnico e farmacêutico substituto, estão as subespecialidades como atenção e serviços farmacêuticos, atendimento ao idoso, e as áreas de coordenação farmacêutica, comercial, de logística reversa e as gerências em geral.

Ao fim, a emoção tomou do seminário com a apresentação do maestro João Carlos Martins. Considerado um dos maiores pianistas brasileiros de todos os tempos, o maestro narrou sua trajetória de superação após ser acometido, no auge de sua carreira, por uma série de acidentes e problemas físicos que, pouco a pouco, foram limitando suas habilidades como pianista. João Carlos Martins superou uma série de dificuldades pessoais e emocionais para se reinventar profissionalmente e seguir adiante. Aplaudido em pé pelos participantes, o maestro  apresentou repertório que incluiu a trilha-sonora do filme Cinema Paradiso, de autoria do italiano Ennio Morricone.

Maestro João Carlos Martins e sua história de superação emocionou o públicoMaestro João Carlos Martins e sua história de superação emocionou o público

Dr. Pedro Menegasso fez um balanço sobre as palestras. “O auditório lotado até o final do dia foi um indicador de que o tema desperta interesse nos farmacêuticos e que as palestras foram de altíssimo nível. Demos mais um passo para inserir o farmacêutico nessas discussões sobre empregabilidade. A palestra final do maestro João Carlos Martins, sua história pessoal de superação de dificuldades, trouxe emoção a todos os presentes. Foi um dia de aprendizado e muito marcante para todos nós.”

Renata Gonçalez e Thais Noronha