Tema empregabilidade será debatido durante XIII Encontro Paulista e apresentará orientações de especialista sobre como permanecer e crescer no mercado de trabalho

 

Tema empregabilidade será debatido durante XIII Encontro Paulista e apresentará orientações de especialista sobre como permanecer e crescer no mercado de trabalho. Foto Raul Franganillo Fernandez-panthermediaTema empregabilidade será debatido durante XIII Encontro Paulista e apresentará orientações de especialista sobre como permanecer e crescer no mercado de trabalho. Foto Raul Franganillo Fernandez-panthermediaSão Paulo, 18 de janeiro de 2013.

Para comemorar o Dia do Farmacêutico (20/01), o CRF-SP preparou um ciclo de debates com farmacêuticos de diversas regiões do Estado de São Paulo que fazem parte do XIII Encontro Paulista de Farmacêuticos. As discussões deste ano abordam o tema: Empregabilidade: contruindo a sua própria história, em encontros que ocorrem em cidades das quais o CRF-SP possui seccionais. O ponto alto da série de debates que agitam o mês do farmacêutico será um seminário, que leva o mesmo nome, no dia 23/01, na capital.

O termo empregabilidade surgiu nos anos 90 e indica a capacidade que uma pessoa tem de desenvolver suas atividades profissionais de forma a se manter importante para a empresa que a emprega e pelo mercado de trabalho, ou que seja capaz de desenvolver uma atividade autônoma ou empreendedora também desejada pelo mercado. Na prática, desenvolver a empregabilidade é o que garante a permanência e o crescimento de um profissional no mercado de trabalho.

A escolha do tema deste ano surgiu da atual complexidade do mercado, em especial o farmacêutico. Não é raro encontrar relatos dos profissionais da área queixando-se dos desafios diários tais como lidar com baixos salários e com condições precárias de trabalho, cumprir uma avalanche de normas, ver a área sendo absorvida por outros profissionais, além de não sentir-se valorizado pelo gestor e pela população. 

Diante dessa difícil realidade, não há como obter sucesso e melhores condições de trabalho se o profissional adotar uma postura passiva e atribuir as amarras do seu crescimento a fatores externos. O farmacêutico que se preocupa com a sua carreira e com o seu futuro sempre buscará o aperfeiçoamento técnico e comportamental e o seminário deste ano pretende contribuir com essa mudança de paradigma ao trazer especialistas em recursos humanos que irão apresentar orientações valiosas sobre como gerenciar a trajetória profissional. 

Um desses debatedores é José Augusto Minarelli, diretor presidente da Lens & Minarelli, especialista em aconselhamento de carreira e autor de vários livros, entre eles Empregabilidade – Como entrar, permanecer e progredir no mercado de trabalho. Para ele, a palavra carreira já traz em si o significado de movimento, de mudança. “Logo, até para manter o emprego, o profissional precisa hoje se movimentar, se aperfeiçoar, se atualizar. Quando fazemos de fato nossa parte, as coisas naturalmente ocorrem. A arrogância de considerar que sabe tudo o que é importante para exercer a função e a inflexibilidade diante das constantes mudanças no ambiente, são os maiores erros que um profissional pode cometer”, disse.

Para o presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, discutir a empregabilidade é discutir o próprio fortalecimento da profissão. “É por isso que o tema tem a nossa atenção e será priorizado este ano, a começar pelo XVII Encontro Paulista. Conhecimento técnico é importante, mas só ele não garante uma carreira de sucesso. Essa complementação, abordando as questões comportamentais, é uma preocupação do Conselho para fortalecer os profissionais e a profissão”.

Além de Minarelli, o seminário contará ainda com a participação do farmacêutico e headhunter de heathcare da Michael Page, dr. Raphael Revert dos Santos, que ministrará a palestra “Para onde caminha o mercado farmacêutico: setores em crescimento e estagnação”.
Para falar da “Importância da formação e da ética da empregabilidade”, o convidado é Gustavo Ioschpe, mestre em Desenvolvimento Econômico e Economia Internacional, Yale University, EUA (M.A.) e articulista de Educação. 

O diretor da ProActive Consultoria e Treinamentos em Saúde e gerente técnico-farmacêutico das Drograrias BigBen – Empresa da Companhia Brazil Pharma, dr. Salomão Kahwage, apresentará o tema “Inovando o sistema de contratação: valorização do farmacêutico e perspectivas profissionais em Farmácias e Drogarias”.

O momento mais aguardado do evento será a participação do maestro João Carlos Martins, que possui uma história pessoal impressionante de superação de dificuldades, de acidentes e problemas de saúde, que o levaram a cada momento da vida a repensar o seu trabalho e sua carreira.

O evento tem entrada gratuita e é aberto a farmacêuticos de todas as áreas da profissão. Informações e inscrições - (11) 3067-1462.

Clique aqui para conferir a programação completa do XIII Encontro Paulista de Farmacêuticos

 

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS


Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.