Anvisa divulga dados sobre inspeção internacional de insumos. Cinco empresas estão vetadas de fornecer produtos para o Brasil

As inspeções realizadas pela Anvisa ocorreram no período de outubro de 2012 e fevereiro de 2012As inspeções realizadas pela Anvisa ocorreram no período de outubro de 2012 e fevereiro de 2012

São Paulo, 11 de janeiro de 2013

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou na quinta-feira (10) um relatório de inspeções feitas em fornecedoras internacionais de insumos farmacêuticos e divulgou que cinco empresas estrangeiras estão proibidas de comercializar quaisquer produtos no Brasil.

As informações são relativas às inspeções realizadas pela Agência, no período de outubro de 2010 a fevereiro de 2012 nas fábricas de insumos farmacêuticos ativos. O veto ocorre após a constatação de irregularidades.

De acordo com o relatório, 63% das empresas inspecionadas pela Agência apresentaram condições satisfatórias e 12%, insatisfatórias. As outras 25% foram classificadas como “em exigência”.

Ao todo, foram inspecionadas 54 empresas, de 81 fabricantes estrangeiros que atualmente fornecem insumos para medicamentos no Brasil.

De todos os insumos farmacêuticos fornecidos para o Brasil, 48% provêm da China, 30% são fabricados na Índia, 7% na Itália e 4% na Alemanha. A produção nacional corresponde apenas a 2%.

A Anvisa não divulgou os nomes e os países de origens das empresas vetadas.

Clique aqui para ver na íntegra o Relatório Inspeção Internacional de Fabricantes de Insumos Farmacêuticos Ativos

Assessoria de Comunicação CRF-SP (informações da Anvisa)