Novo software de celular promete monitorar os batimentos cardíacos

 

Veja como  monitorar os batimentos cardíacos pelo celularO AliveCor é uma espécie eletrocardiograma portátil, um teste de diagnóstico que avalia a atividade elétrica do coração

São Paulo, 9 de novembro de 2012.


O novo aplicativo para celular, agregado um modelo específico de capa para o aparelho, promete ajudar o usuário a monitorar os batimentos do seu coração. O dispositivo, ainda não lançado, será agregado ao iPhone e se chamará AliveCor. Segundo o site Wired Science, o case, que se encaixa no iPhone 4 e 4S, é uma espécie eletrocardiograma portátil, um teste de diagnóstico que avalia a atividade elétrica do coração. Ao contrário de um monitor pessoal de ritmo cardíaco, que conta os batimentos, ele mede os impulsos elétricos que fazem o coração pulsar.

Para gravar o ritmo cardíaco, o usuário deverá abrir o aplicativo AliveCor e posicionar o telefone sobre o peito ou colocar os polegares sobre os sensores. O programa faz uma leitura por trinta segundos e faz o upload dos dados. Isso pode ser feito de casa, escritório ou qualquer lugar e ser encaminhado para que seu médico faça o download para análise das informações.

Assim, pessoas que sofrem de problemas cardíacos poderiam fazer um monitoramento contínuo com o acompanhamento do cardiologista em tempo real. A Food and Drug Administration ainda não aprovou o dispositivo para uso oficial médico em humanos. No entanto, a versão para uso em cães já está disponível por US$ 199.

O eletrocardiograma tradicional faz o monitoramento a partir de 12 locais diferentes do corpo, que ajuda os médicos a recolherem informações suficientes para localizar uma anomalia em uma área especifica do coração. Já o dispositivo portátil não é capaz de realizar uma análise tão completa. Mesmo assim, poderia ajudar o médico a fazer o acompanhamento à distância no paciente.

Futuramente a mesma lógica poderia ser usada para outros tipos de rastreadores de dados pessoais, como monitores de sono e de glicose.


Confira outros aplicativos para celular (as informações são dos próprios desenvolvedores dos aplicativos):

Cardiio

Através de um sistema simples e rápido, o Cardiio informa que consegue fazer uma medição precisa dos  batimentos cardíacos. Disponível para iPhone e iPad por US$ 2,99 pelo iTunes, o app utiliza um sofware que calcula a pulsação a partir do uso da câmera do smartphone, captando a luz refletida no seu rosto. Isso é possível porque os batimentos aumentam a quantidade de sangue bombeada, o que aumenta a absorção e diminui a quantidade de luz que o rosto reflete.


O Cardiio calcula a pulsação a partir do uso da câmera do smartphoneO Cardiio calcula a pulsação a partir do uso da câmera do smartphone

Ultraviolet

Ultraviolet, que pode ser baixado gratuitamente por usuários de sistemas iOS, diz trazer informações sobre os índices de radiação ultravioleta em qualquer parte do mundo a fim de se precaver de exposições prolongadas a essa radiação, que podem causar até câncer de pele. Com uma interface colorida, o app tem um funcionamento simples: através de uma rápida consulta, ao ar livre, o Ultraviolet informar o índice de radiação naquele instante, além de fazer uma previsão sobre a radiação para o dia seguinte e algumas recomendações sobre formas de proteção e tempo ideal de exposição aos raios.

Aos que desejam saber os índices de radiação ultravioleta em qualquer parte do mundo a fim de se precaver de exposições prolongadas a essa radiaçãoAos que desejam saber os índices de radiação ultravioleta em qualquer parte do mundo a fim de se precaver de exposições prolongadas a essa radiação

Guide for New Parents

Ideal para pais de primeira viagem e que dominem o inglês, o Guide for New Parents (Guia para Novos Pais) é gratuito para usuários de sistemas Android e iOS, e apresenta uma série de recomendações e ferramentas, desenvolvidas pela unidade de cuidado intensivo neonatal do norte-americano Chandler Regional Medical Center. Entre os recursos disponíveis no app, além de informações sobre cuidados especiais a serem tomados com o recém-nascido, estão o Track My Baby, que monitora o crescimento do bebê, desde a altura até a circunferência da cabeça, e o Feeding My Baby, que monitora a alimentação do pequeno, tanto no peito materno quando na mamadeira.

O aplicativos possui dicas e recomendações para paisO aplicativos possui dicas e recomendações para pais

 

Thais Noronha (com informações portal Terra)

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

 CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.