Conselho colabora com projeto piloto para dar destinação correta às sobras de medicamentos


 

Modelo de coletor que estará nas farmácias e drogarias participantes da campanhaModelo de coletor que estará nas farmácias e drogarias participantes da campanha São Paulo, 26 de outubro de 2012.

 

O descarte de medicamentos tem sido assunto em destaque no setor farmacêutico, já que constantemente há discussões sobre como orientar a população sobre o que fazer com os fármacos vencidos ou até mesmo com as sobras. Para dar início a uma ação efetiva junto às farmácias e drogarias, o Sincofarma (Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo) lançou a “Campanha Estadual de descarte de medicamentos – SP", em parceria com o Sinfar (Sindicato dos Farmacêuticos), a Anfarmag (Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais), a Covisa-SP (Coordenação da Vigilância em Saúde) e o CRF-SP (Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo). O evento de lançamento ocorreu na manhã desta sexta-feira, 26/10, na sede do Sincofarma, em São Paulo. 

O projeto piloto, que será realizado até março de 2013 com 85 farmácias e drogarias situadas na capital e em sete cidades do Estado de São Paulo, consiste em disponibilizar urnas adequadas para que a população possa deixar os medicamentos vencidos, assim como as sobras. A participação é voluntária e os medicamentos recolhidos serão destinados para a mesma empresa que faz o tratamento dos resíduos para o estabelecimento. Além de colaborar com a diminuição do risco sanitário, a campanha pretende quantificar os resíduos gerados no estado para que esses dados possam futuramente contribuir com o desenvolvimento de uma política de resíduos por parte da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). 

Dr. Juan Carlos Becerra, diretor executivo do Sincofarma, destacou que a campanha terá foco especial nas farmácias independentes. “O CRF-SP prontamente nos apoiou quando levamos a ideia da campanha. Temos que evitar que idosos, por exemplo, apareçam nos estabelecimentos dizendo que tomam medicamentos vencidos há um ano, como já aconteceu”. Ele enfatizou ainda que a capilaridade será fundamental para a adesão à campanha. “As pessoas têm que ter esses postos de coleta o mais próximo possível”. 

Dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP participa da mesa de lançamento da campanha de descarte de resíduosDr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP participa da mesa de lançamento da campanha de descarte de resíduos
Dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP participa da mesa de lançamento da campanha de descarte de resíduos

 

O presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, esteve presente no lançamento e ressaltou a importância da ação. “Estamos nos sentindo muito orgulhosos em participar e em estimular essa iniciativa”. Dra. Priscila Dejuste, secretária-geral do CRF-SP e dr. Raphael Correa, coordenador da Comissão Assessora de Resíduos e Gestão Ambiental do CRF-SP também participaram da elaboração da campanha e estiveram presentes no lançamento.  

As farmácias e drogarias de todo o Estado de São Paulo interessadas em participar da campanha podem entrar em contato com o Sincofarma e verificar se atendem a todos os critérios de credenciamento. O tel é 3224-0966 / 0800 774 6006 (apenas para interior do Estado).

 

Thais Noronha

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.