Campanha de vacinação contra pólio terá nova metodologia este ano

 

Campanha de vacinação contra pólio terá nova metodologia este ano  Campanha de vacinação contra pólio terá nova metodologia este ano São Paulo, 14 de junho de 2012

A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite inicia neste sábado (16) com uma mobilização nacional. Como sempre, todas as crianças menores de 4 anos, 11 meses e 29 dias devem tomar as duas gotinhas, mesmo que já tenha sido vacinadas. A novidade fica por conta da aplicação da vacina injetável, que começa a partir de agosto.  

No novo modelo, aos dois e quatro meses de idade, a criança será vacinada com a forma injetável. Aos seis e quinze meses e no reforço anual, feito no primeiro semestre de cada ano, ela receberá as duas gotinhas. A combinação das gotinhas com a forma injetável da vacina é considerada mais segura, por ter o vírus inativo em sua composição. 

A introdução da Vacina Inativada Poliomielite (VIP), com vírus inativado, vem ocorrendo em países que já eliminaram a doença por orientação da Organização Mundial de Saúde. No entanto, tanto a OMS quanto a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) recomendam que os países das Américas continuem utilizando também a vacina oral, com vírus atenuado, até a erradicação mundial da poliomielite, o que garante uma proteção de grupo. O vírus ainda circula em 25 países. O Brasil utilizará um esquema sequencial, com as duas vacinas, aproveitando as vantagens de cada uma, mantendo, assim, o país livre da poliomielite. A VIP será aplicada aos dois e aos quatro meses de idade e a vacina oral será utilizada nos reforços, aos seis e aos 15 meses de idade.

O último caso de pólio registrado no País foi em 1989, na Paraíba. Já em 1994, o Brasil recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. As campanhas, no entanto, continuam sendo necessárias porque o vírus circula no mundo. Três países ainda são considerados endêmicos para a doença: Afeganistão, Nigéria e Paquistão.

 

Assessoria de Comunicação CRF-SP (com informações da Agência Saúde)

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.