Diretoria do CRF-SP participa de encontros com lideranças políticas buscando apoio para os interesses da saúde pública

Dir p/ esq.: dr. Pedro Menegasso, dr. Carlos Morales, da comissão assessora de farmácia hospitalar, dep. Carlos Grana, dra. Priscila Dejuste e dr. Marcos MachadoDir p/ esq.: dr. Pedro Menegasso, dr. Carlos Morales, da comissão assessora de farmácia hospitalar, dep. Carlos Grana, dra. Priscila Dejuste e dr. Marcos Machado São Paulo, 11 de maio de 2012.

A diretoria do CRF-SP teve uma semana movimentada em encontros com lideranças políticas buscando apoio para os interesses da saúde pública. Terça-feira (08/05), o presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, e a secretária geral, dra. Priscila Dejuste, se reuniram com o deputado estadual Edinho Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT). Na quarta-feira (09/05), o encontro foi com o deputado estadual Carlos Grana, também do PT, reunião que contou também com a presença do diretor tesoureito, dr. Marcos Machado, e do dr. Carlos Morales, representante da comissão assessora de farmácia hospitalar. No dia seguinte (10/05), o diretor tesoureiro, dr. Marcos Machado, se encontrou com o vereador Gilberto Natalini, do Partido Verde (PV).

Na pauta dos encontros, o CRF-SP levou a sua demanda por apoio político para tentar reverter as recentes aprovações de medidas contrária aos interesses da farmácia e da saúde pública, tais como a aprovação da Medida Provisória (MP) 549/11, que autoriza a venda de medicamentos isentos de prescrição (Mips) em supermercados, lojas de conveniência e armazéns, e  da publicação da Lei 14.708, aprovada pela Assembléia Legislativa de São Paulo que autorizou a disposição dos Mips em gôndolas de livre acesso ao paciente.

Nos encontros com os deputados Edinho Silva e Carlos Grana a diretoria do CRF-SP solicitou aos parlamentares que intercedessem junto à presidenta Dilma Roussef para que ela vete a MP 549/11. Os deputados se mostraram sensíveis ao problema e contrários a qualquer medida que incentive a automedicação, inclusive a liberação da venda de MPIs no autosserviço.

Dir p/ esq.: dr. Pedro Menegasso, dep Edinho Silva e dra. Priscila DejusteDir p/ esq.: dr. Pedro Menegasso, dep Edinho Silva e dra. Priscila Dejuste

Já o encontro com o vereador Gilberto Natalini, serviu como aproximação do CRF-SP com as lideranças da saúde pública do município, já que o vereador é vice-presidente da comissão de saúde da casa e presidente da comissão de meio ambiente.

O vereador Natalini, é médico e um parlamentar que lidera um movimento que luta por mais recursos na saúde. No encontro, ele falou sobre as deficiências do financiamento do SUS e a necessidade de participação dos farmacêuticos nas discussões sobre um patamar mais adequado de investimentos da União na saúde. O vereador convidou o Conselho a participar das reuniões da Comissão de Saúde, que acontecem todas as quarta-feiras, na Câmara Municipal.

Dr. Marcos Machado (esq.) com vereador Gilberto NataliniDr. Marcos Machado (esq.) com vereador Gilberto Natalini

O diretor do CRF-SP confirmou a participação do Conselho na reunião da Comissão de Saúde da Câmara e convidou o vereador a apresentar, na reunião plenária do Conselho, a Frente Nacional por Mais Recursos na Saúde, movimento que luta para um patamar mais adequado de investimentos da União na saúde, assim como mecanismos de fiscalização e punição para Estados e Municípios que vierem a descumprir seus percentuais mínimos de aplicação no setor.

A mobilização tem o apoio de entidades como a Associação Médica Brasileira, Ordem dos Advogados do Brasil, Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas, Academia Nacional de  Medicina, Associação Paulista de Medicina, Conselho Regional de Medicina de São Paulo, Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas.

Carlos Nascimento