SBT faz reportagem sobre assistência farmacêutica e alerta: 17% das farmácias e drogarias brasileiras estão irregulares

Presença do farmacêutico é imprescindível durante todo o horário de funcionamento das farmácias e drogariasPresença do farmacêutico é imprescindível durante todo o horário de funcionamento das farmácias e drogariasSão Paulo, 25 de abril de 2012.

Uma confusão entre nomes de medicamentos, feita pelo atendente da farmácia, colocou em risco a vida de dois bebês que tomaram um broncodilatador (Berotec®) no lugar de uma vitamina (Beneroc®). O exemplo foi citado na reportagem do SBT Brasil, na terça-feira, 24/04.

A matéria enfocou a obrigatoriedade do farmacêutico durante todo o horário de funcionamento das farmácias e drogarias, como o determinado pela lei 5991/73. A supervisão de um farmacêutico é imprescindível para evitar erros, orientar corretamente e minimizar possíveis problemas em relação ao uso de medicamentos.

Dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP, foi um dos entrevistados e enfatizou que todo estabelecimento de saúde deve ter um profissional responsável técnico, no caso das farmácias, é o farmacêutico. De acordo com a reportagem, que utilizou dados do Conselho Federal de Farmácia, no Brasil, das mais de 80 mil farmácias e drogarias, 17% não conta com o farmacêutico e 5% não tem registro, ou seja, são irregulares.

O intenso trabalho de fiscalização do CRF-SP, que além de cobrar a presença do farmacêutico, trabalha de forma orientativa, fez com que o índice de assistência farmacêutica subisse consideralvemente nos últimos anos. Em 1994 apenas 5% dos farmacêuticos estavam presentes, já os dados de 2011 revelam que esse número subiu para 87% em todo o Estado de São Paulo.

Conhece algum estabelecimento sem farmacêutico? Denuncie ao CRF-SP:

• Pelo correios: Departamento de Fiscalização do CRF-SP (Rua Capote Valente nº 487 - Jardim América - São Paulo -SP - CEP: 05409-001)

• Atendimento na sede ou uma das seccionais

• Telefone: 0800 77 02 273

Clique aqui para ver a matéria na íntegra

Thais Noronha