Diretoria do CRF-SP vai a Brasília discutir a valorização dos farmacêuticos

Ao centro, a deputada e farmacêutica Vanessa Graziottin  defende as 30 horas de trabalho ao farmacêutico. Crédito foto:  Maeda/CFFAo centro, a senadora e farmacêutica Vanessa Graziottin defende a valorização do trabalho ao farmacêutico. Crédito foto: Maeda/CFF

São Paulo, 19 de abril de 2012.

O presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, o diretor-tesoureiro, dr. Marcos Machado e a secretária-geral, dra. Priscila Dejuste, estiveram na quarta-feira, 18/04, em Brasília para discutir com senadores e deputados mudanças na legislação que beneficiem os farmacêuticos.

Mais de cem convidados, entre senadores, deputados federais, diretores dos Conselhos Federal e Regionais de Farmácia, conselheiros federais e diretores de organizações farmacêuticas reuniram-se em um café da manhã, organizado pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), nesta quarta-feira, 18/04, no Senado. Foram discutidos temas importantes para a categoria sobre valorização do farmacêutico e melhora das condições de trabalho. Também se discutiu o Projeto de Lei 113/2005, que dispõe sobre a duração da jornada de trabalho.

Segundo o dr. Menegasso, a atual diretoria não tem medido esforços no sentido de buscar melhorarias à situação dos farmacêuticos. "Estamos intensificando nossos contatos com a classe política, tanto em nível federal, como estadual e também municipal. De uma lado incentivamos os farmacêuticos para adoção de uma nova postura profissional pró-ativa, por outro lutamos junto à classe política para aprovarmos leis que respeitem e valorizem a profissão".

O presidente do CFF, dr. Walter Jorge João, em discurso, ressaltou que a sua gestão à frente do órgão estabeleceu como prioridade a busca pela aproximação com todas as lideranças e entidades farmacêuticas científicas e sindicais, como forma de fortalecer a profissão e obter sucesso nas demandas do interesse da categoria. “Não vislumbramos outra alternativa, além da união, para nos fortalecermos”, declarou dr. Walter Jorge. Salientou que a busca da aproximação passa, também, pelos parlamentares.

O presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, também destacou a importância da união da categoria em todo país em busca de objetivos comuns. "Somente com a união da classe e com entidades fortes e atuantes, teremos com lutar por conquistas importantes para os farmacêuticos".

Dr. Marcos Machado, diretor-tesoureiro, dra. Priscila Dejuste, secretária-geral e dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP participaram do debate com os parlamentaresDr. Marcos Machado, diretor-tesoureiro, dra. Priscila Dejuste, secretária-geral e dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP participaram do debate com os parlamentares

Farmacêutica e Senadora pelo PCdoB-AM, dra. Vanessa Graziottin disse ser favorável à redução da jornada semanal, “mas com boa remuneração”, salientou. Alertou para os perigos contidos na sobrecarga de trabalho dos profissionais da saúde, como a indução aos erros. Concluiu seu discurso, chamando a atenção dos farmacêuticos para a necessidade de se manifestarem junto aos parlamentares. “O apoio, aqui no Parlamento, acontece mais ou menos de acordo com a mobilização e as manifestações que vêm de fora”, disse, referindo-se ao PL 113/05.

A Deputada Federal (PCdoB-BA) e farmacêutica Alice Portugal, outra voz em defesa dos profissionais, na Câmara, reafirmou seu compromisso em defender a jornada de até 30 horas. “Esta luta é um bom momento para ser estendida à defesa de outros projetos de lei, como o do Deputado Ivan Valente (PSOL-SP), que transforma farmácias em estabelecimentos de saúde, entre outros”, disse.

Participaram também do encontro os senadores Paulo Davim (PV-RN), Humberto Costa (PT-PE) e Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), e também os deputados federais João Ananias (PCdoB-CE), Paulo Foletto (PSB-ES) e Paulo Lamac (PT-MG). Os parlamentares presentes, de maneira geral, se mostraram simpáticos ao PL 113/2005.

Assessoria de Comunicação do CRF-SP (com informações do CFF)