Estudo aponta que mais 63% dos pacientes consomem MIPs sem consultar bula ou o farmacêutico

 

Mais de 63% dos pacientes consomem medicamentos isentos de prescrição sem consultar bula ou farmacêuticoMais de 63% dos pacientes consomem medicamentos isentos de prescrição sem consultar bula ou farmacêuticoSão Paulo, 18 de abril de 2012.

Uma pesquisa realizada em 2008, antes da entrada em vigor da RDC 44/09, na cidade de Montes Claros, Minas Gerais, aponta que 75,74% têm o hábito de comprar os medicamentos de venda livre comercializados em embalagens primárias. Já 63,45% da amostra relataram nunca pedir a bula ou questionar o farmacêutico sobre os possíveis riscos que podem ser desencadeados por medicamentos isentos de prescrição (MIPs). Outro dado resultante do estudo foi que 56,11% disseram não ter conhecimento que os medicamentos em estudo devem vir acompanhados com a bula e 82,16% disseram não importar com as informações esclarecidas pela bula.

Na primeira etapa, realizada em novembro 2008, houve o levantamento dos 10 medicamentos isentos de prescrição mais vendidos em 11 farmácias e drogarias de Montes Claros, MG. Os resultados demonstraram que os analgésicos e antipiréticos, anti-inflamatórios e antigripais foram os MIPs mais consumidos pela população, evidenciando o hábito dos consumidores utilizarem medicamentos contendo dipirona, paracetamol e ácido acetilsalicílico. De acordo com informações da bula, esses apresentaram ser os maiores causadores de reações adversas e toxicológicas.

Já durante a segunda etapa foram aplicados 470 questionários fechados, para definir o perfil de consumo dos MIPs na amostra em estudo. Pode-se concluir que a população entrevistada caracterizou-se como grande consumidora destes fármacos e que a falta de informação para o uso dos medicamentos podem ocasionar erros de administração, uma vez que não estão isentos riscos para saúde.

O estudo foi publicado em janeiro de 2012 na Revista Digital EFDeportes.com, de Buenos Aires, Argentina e coordenado pelo doutorando em Ciências da Saúde da Universidade de Brasília, professor dos cursos de Medicina, Biomedicina e Farmácia das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros e professor dos cursos de Enfermagem e Farmácia das Faculdades Santo Agostinho de Montes Claros, Humberto Gabriel Rodrigues.

Clique aqui para acessar a pesquisa na íntegra

 

Thais Noronha

Assessoria de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.