Pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC) terão fornecimento do trombolítico alteplase nos serviços do SUS  Pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC) terão fornecimento do trombolítico alteplase nos serviços do SUS São Paulo, 16 de abril de 2012

Na última sexta-feira (13), foi publicada a portaria 664/2012, que estabelece novo protocolo de assistência ao paciente com AVC isquêmico e hemorrágico no SUS. Entre as novidades, está a incorporação do trombolítico alteplase. A decisão do SUS atende à sentença da juíza da 16ª Vara Federal de São Paulo, Tânia Regina Marangoni, que determinou que o medicamento passe a ser oferecido gratuitamente na rede pública.

O uso do alteplase, somente em casos de AVC isquêmico agudo, consiste na aplicação de uma medicação por via endovenosa, que percorre a circulação até chegar ao vaso sanguíneo cerebral que está obstruído por um coágulo. Esta medicação desfaz o coágulo, desentupindo a circulação e normalizando o fluxo sanguíneo que chega ao cérebro.

O alteplase diminui em 31% o risco de sequelas do AVC, isso significa a recuperação do quadro neurológico de mais pacientes comparando com aqueles que não recebem o tratamento com alteplase.

O atendimento em Unidade de AVC com o uso do alteplase poderá reduzir em até 18% a mortalidade e 29% a chance do paciente ficar dependente de outra pessoa para as atividades diárias. Serão investidos R$ 96 milhões na oferta do tratamento com o uso de alteplase.

A Portaria n° 665/2012 também prevê a criação dos Centros de Atendimento de Urgência, classificados em três tipos, dependendo do porte e capacidade de atendimento. Estes centros desempenharão um papel de referência no tratamento aos pacientes com AVC. A criação dos centros será articulada entre governo federal, estados e municípios.

O AVC é uma das mais importantes causas de mortes no mundo. Popularmente conhecido como derrame, a doença atinge 16 milhões de pessoas no mundo a cada ano.
No Brasil, em 2011, foram realizadas 172.298 internações por em AVC (isquêmico e hemorrágico). Em 2010, foram registrados 99.159 óbitos por AVC.

Assessoria de Comunicação (Informações da Agência Saúde)