Acordo entre Aliança Global para Vacinas e Imunização e laboratórios poderá reduzir preço da vacina contra HPV


Acordo entre Aliança Global para Vacinas e Imunização e laboratórios poderá reduzir preço da vacina contra HPVAcordo entre Aliança Global para Vacinas e Imunização e laboratórios poderá reduzir preço da vacina contra HPVSão Paulo, 11 de abril de 2012.

A Aliança Global para Vacinas e Imunização (Gavi, na sigla em inglês) caminha para um acordo com indústrias farmacêuticas que pode significar o suprimento de milhões de doses de vacinas a preços reduzidos contra o HPV humano (papilomavirus), principal causa de câncer cervical.

A entidade negocia a produção de vacinas com os laboratórios Merck (EUA) e GSK-GlaxoSmithKline (Reino Unido). O acordo em relação aos preços pode ter um grande impacto na saúde de milhões de mulheres, pois as vacinas das duas empresas são as únicas drogas aprovadas para proteger contra a doença.

Mais de 85% das 275 mil mortes anuais relacionadas ao câncer cervical ocorrem em países em desenvolvimento. Especialistas dizem que essa taxa pode aumentar para 430 mil até 2030, se nada for feito para proteger as mulheres.

A Merck divulgou, no ano passado, que estava preparada para oferecer a vacina para os países associados à Gavi com um grande desconto: o tratamento, com três doses, iria custar US$ 15 (cerca de R$ 27). A Aliança disse na época que essa era "uma boa oferta inicial".

Por outro lado, a GSK afirmou que queria disponibilizar seu medicamento para as mulheres ao redor do mundo, independentemente do rendimento dessas pessoas e de onde elas morassem. Esta proposta incluiria o Brasil, pois o país não faz parte da Gavi. A indústria acrescentou que os preços também seriam determinados pelo tamanho dos contratos e pelo volume de doses a serem adquiridas por organizações globais, governos e terceiros.

De acordo com um porta-voz da Gavi, ao menos uma das empresas tem feito progressos encorajadores.  Não citou o nome do laboratório com as negociações mais avançadas, mas afirmou que a Aliança continuaria a trabalha com objetivo de assegurar que a vacina seja disponibilizada a um preço aceitável.

A Aliança Global divulgou em nota que se países elegíveis tiverem uma política de vacinação contra o HPV eficaz e os laboratórios chegarem a um acordo sobre os preços, até um milhão de mulheres poderiam estar protegidas contra o câncer cervical até 2015.

Assessoria de Comunicação
(Com informações da Folha On-line)

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.