Fórum de Conselhos Profissionais decide atividades para o Dia Mundial da Saúde e mobilizações de apoio aos profissionaisFórum de Conselhos Profissionais decide atividades para o Dia Mundial da Saúde e mobilizações de apoio aos profissionaisSão Paulo 20 de março de 2012.

A reunião do Fórum de Conselhos Profissionais da Área da Saúde do Estado de São Paulo (FCAFS), realizada no dia 15 de março, no COREN-SP, definiu as atividades de apoio e mobilização dos Conselhos Profissionais para o Dia Mundial da Saúde. O evento será realizado no dia 10 de abril, às dez horas, na Praça da Sé. O tema será “O SUS é nosso. Ninguém tira da gente. Direito garantido não se compra e não se vende”. A Carta do Dia Mundial da Saúde será amplamente divulgada pelos Conselhos em seus meios de comunicação.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), entidade internacional que organiza a campanha, definiu que este ano o tema do Dia Mundial de Saúde será: envelhecimento e saúde.

O FCAFS avaliou a participação no Congresso do COSEMS-SP em Marília, definindo que convidará o COSEMS-SP para suas reuniões, quando houver pauta de interesse comum aos Conselhos e aos gestores municipais. A reunião também deliberou pelo apoio às atividades do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, a ser realizada no dia 18 de maio.

O presidente da Associação Paulista de Medicina (APM), Florisval Meinão, compareceu à reunião e convidou os Conselhos a participarem de ato público agendado para o dia 25 de abril, em local ainda a definir. Os médicos, cirurgiões-dentistas e outras categorias profissionais protestarão contra os valores pagos pelas operadoras de planos de saúde. O Presidente da APM também divulgou a coleta de assinaturas para o abaixo-assinado para o projeto de lei de iniciativa popular, que visa assegurar recursos definidos para o financiamento em saúde.

O CRF-SP participa com regularidade do FCAFS nas reuniões que acontecem na segunda quinta-feira de cada mês e é representado pelos farmacêuticos dr. Antonio Távora, da Comissão de Educação e dra. Lígia Rosa Pereira, representante da equipe de fiscalização.

Carlos Nascimento