Consulta Pública irá recolher propostas para acelerar entrada de genéricos no mercado


Consulta Pública irá recolher propostas para acelerar entrada de genéricos no mercadoConsulta Pública irá recolher propostas para acelerar entrada de genéricos no mercadoSão Paulo, 26 de janeiro de 2012.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pretende acelerar a entrada de remédios genéricos e similares no mercado e, para tanto, lançou nesta quarta-feira (25/01) a Consulta Pública n°10, que irá recolher propostas por um prazo de 60 dias afim de definir novas regras e facilitar o acesso dos laboratórios aos medicamentos de referência. A proposta é simplificar os testes de bioequivalência que são necessários para o registro de genéricos e similares.

Para comprovar que o medicamento genérico ou similar tem o mesmo efeito que o medicamento de referência, os laboratórios precisam realizar estudos comparando o produto pronto com o produto que será registrado. Mas para isso, é necessário que o medicamento de referência seja adquirido no mercado, o que nem sempre é fácil de ser feito. Nos casos de medicamentos de uso apenas hospitalar ou distribuídos em programas específicos, os laboratórios que desenvolvem os estudos podem ter dificuldade em adquirir o produto de referência, atrasando a entrada de novos genéricos no mercado.

O Diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, afirma que esta é mais uma medida para acelerar a entrada de concorrentes no mercado, especialmente para os tratamentos de alto custo e com poucas alternativas terapêuticas disponíveis. “As empresas reduzirão o tempo para o registro de um novo medicamento, pois não terão dificuldades em ter acesso aos produtos de referência para teste”, afirma Barbano.

Outra novidade da norma é o detalhamento de mais critérios sobre como os medicamentos de referência são escolhidos pela Anvisa. Esta definição é fundamental para toda a indústria de medicamentos no Brasil, pois o medicamento de referência é considerado como o padrão ouro para novos produtos.

Clique aqui e acesse a Consulta Pública 10/2012

Assessoria de Comunicação CRF-SP
(Com informações do portal Anvisa)

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.