Palestrante afirma que as formas de comunicação devem ser repensadas quando falamos em redes sociais
São Paulo, 23 de janeiro de 2012.
O MBA em Negócios Internacionais e professor da BSP (Business Schooll São Paulo), Humberto Guimarães Neto, trouxe para o Seminário os principais aspectos e a concepção de marketing pessoal como uma das ferramentas para alcançar o sucesso profissional.
"Muitas empresas vivem na era industrial, apesar de já estarmos na era do conhecimento. Precisamos entender as diferenças de mercado para fazer nosso marketing pessoal. O mercado de trabalho é muito dinâmico, temos que nos preparar para as mudanças. Estamos com um tablet na universidade, mas com um modelo de educação antiquado", destacou Guimarães Neto.
Para ele é indispensável trabalhar o marketing pessoal para se diferenciar da média, e assim se destacar na multidão. Mas geralmente isso se torna um problema, pois fomos culturalmente educados para sermos médios. O caminho seria alinhar as necessidades de mercado, as preferências e competências, ou seja, o que precisa fazer, o que sabe fazer e o que gosta de fazer. “Alinhe-se e monte seu projeto de sucesso!”.
Um dos pontos de maior destaque durante a palestra foram as redes sociais, que segundo Guimarães Neto são baseadas no relacionamento pessoal, mas associadas ao meio imediatista do ambiente da internet, somando agilidade e eficiência às relações interpessoais. “É preciso ter habilidade para usar as redes sociais e estabelecer uma rede de network, que permita a aproximação entre quem precisa de um serviço e quem pode oferecer este serviço”.
Ele enfatizou a importância de transferir a preocupação com aparência e a postura, usada em entrevistas pessoais, para as redes sociais. “A preocupação deve ser idêntica. Se você colocava o terno, escovava os dentes, penteava o cabelo e escolhia as palavras com cautela, todas estas preocupações devem ser preservadas. Cuidado com as fotos, palavras, entre outras coisas”, alertou.
Transmissão ao vivo
A palestra foi transmitida ao vivo, em caráter experimental, por meio da ferramenta áudio visual denominada Streaming, no portal do CRF-SP. Farmacêuticos que não puderam comparecer para acompanhar pessoalmente o seminário tiveram a oportunidade única de acessar o conteúdo via internet em tempo real.
O sucesso repercutiu nas redes sociais e foi elogiado pelos farmacêuticos e internautas, como este elogio, recebido via Facebook: “Excelente palestra! Acompanhei e gostei muito!”, enviado por uma farmacêutica de São Paulo.
Luana Frasca e Thais Noronha
Assessoria de Comunicação CRF-SP