Sancionada Lei que impede a utilização de artimanhas para burlar os gastos com a saúde pública

 

Sancionada nova regulamentação para emenda 29Sancionada nova regulamentação para emenda 29

São Paulo, 17 de janeiro de 2012.

A presidente Dilma Rousseff sancionou no dia 13 de janeiro a Lei complementar 141, que regulamenta a emenda constitucional 29, aprovada em 2000 para fixar gastos com saúde, e impede governadores e prefeitos de usar artifícios para maquiar esses gastos. 

A nova lei define quais ações podem ser contabilizadas de fato em saúde e prevê punição para quem descumprir as novas regras.

O percentual mínimo que governadores (12% do orçamento) e prefeitos (15%) terão que aplicar não muda, mas, a partir de agora, eles não poderão contabilizar, por exemplo, o pagamento de aposentadorias e gastos com restaurantes populares, merenda e investimentos em saneamento básico no cálculo prático que inflava artificialmente os gastos com saúde.

Entre os investimentos autorizados estão a remuneração dos profissionais de saúde na ativa e ampliação da estrutura física do SUS (Sistema Único de Saúde), como hospitais e unidades básicas.

Vetos

A presidente vetou artigos que deixavam espaço para criar a Contribuição Social da Saúde (CSS), imposto que foi derrubado durante a votação da regulamentação no Parlamento.


 

Assessoria de Comunicação CRF-SP

Com informações da Folha de S. Paulo

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.