Anvisa lança segunda edição do Formulário Nacional da Farmacopeia Brasileira


Anvisa lança segunda edição do Formulário Nacional da Farmacopéia BrasileiraAnvisa lança segunda edição do Formulário Nacional da Farmacopéia BrasileiraSão Paulo, 20 de dezembro de 2011.

Foi lançado, em Brasília, a nova edição do Formulário Nacional da Farmacopeia Brasileira durante a abertura do 4° Simpósio Internacional Técnico e Científico, evento realizado no período de 14 a 16 de dezembro, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O encontro teve a finalidade de promover a troca de experiências entre as farmacopeias brasileira e internacionais.

Esta será a segunda edição do formulário, que reúne 133 monografias de medicamentos de uso consagrado com informações sobre preparo, embalagens, advertências, indicações terapêuticas e forma de uso. A sua publicação foi definida pela RDC 67/2011, aprovada pela Anvisa, em 13 de novembro.

De acordo com as informações constantes na resolução, a publicação do teor dos textos que compõem a nova edição do Formulário Nacional e suas atualizações, será dada por meio eletrônico no sitio eletrônico da Anvisa.

O Formulário Nacional é uma publicação voltada para médicos e farmácias de manipulação e foi elaborado pela então Subcomissão do Formulário Nacional (grupo integrante da antiga Comissão Permanente de Revisão da Farmacopeia Brasileira), publicado em 2005.

A Farmacopeia é um compêndio de monografias de medicamentos e métodos que reúne os padrões técnicos para fabricação e controle de qualidade dos produtos farmacêuticos utilizados pela população. A elaboração e atualização deste documento são vistas como ação estratégica para a autonomia do país na produção de medicamentos e incentivo ao desenvolvimento dos laboratórios nacionais.

Clique aqui e leia o texto da RDC 67/11.

 

Carlos Nascimento
Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.