Brasil terá bioinseticida contra dengue em 2012. Avanços prometem dar nova perspectiva ao combate à doença

 

Larvas do mosquito transmissor da dengueLarvas do mosquito transmissor da dengue São Paulo, 19 de dezembro de 2011.

Foram quase dez anos de pesquisas e, a partir do próximo ano, o Brasil já poderá contar com um importante aliado no combate à dengue: um bioinseticida. Desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e fabricado por uma indústria farmacêutica, o produto promete revolucionar as técnicas atuais de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

A pesquisadora e coordenadora do estudo, dra. Elizabeth Sanches, informou que ele será produzido na apresentação de comprimidos, para dissolução em caixas d'água, ou em apresentações maiores, para utilização em açudes e reservatórios.

De acordo com a dra. Elizabeth, o mecanismo de ação do produto conta com duas ações simultâneas, que paralisam os músculos da boca e do intestino e causam infecção generalizada nas larvas do inseto.

Além da alta eficiência em eliminar as larvas, o bioinseticida não apresenta qualquer risco para o meio ambiente. “Fizemos todos os testes referentes a impacto ambiental e toxicologia da formulação em animais de sangue quente, inclusive. Temos a segurança dos produtos que desenvolvemos, justamente por serem aplicados em ambientes domiciliares”, destaca  a dra. Elizabeth.

A empresa que irá fabricar o inseticida deve iniciar a produção dentro de alguns meses. A expectativa é de que o produto esteja disponível a partir do segundo semestre de 2012. Outros dois bioinseticidas, um contra a malária e outro contra a elefantíase, também poderão ser disponibilizados em breve.

 


Assessoria de Comunicação CRF-SP (Com informações do portal UOL)

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.