Ministério da Saúde destaca que 48 municípios brasileiros estão em situação de risco e 236 em alerta

 

Ministério da Saúde destaca que 48 municípios brasileiros estão em situação de risco e 236 em alertaMinistério da Saúde destaca que 48 municípios brasileiros estão em situação de risco e 236 em alertaSão Paulo, 6 de dezembro de 2011.

Com o lançamento da Campanha Nacional de Combate à Dengue 2011/2012, nesta segunda-feira, 5/12, o Ministério da Saúde, pretende reforçar a sensibilização da população sobre a importância da prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, mantendo hábitos simples como limpar calhas, caixas d’água e recolher o lixo. Com o slogan “Sempre é hora de Combater a Dengue”, focará na adoção de hábitos diários para conter a proliferação do mosquito transmissor.

Durante o lançamento, o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, apresentou o resultado do LIRAa 2011 (Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti). O levantamento realizado em 561 municípios revela que 48 deles estão em situação de risco para ocorrência de surto de dengue. No Estado de São Paulo apenas Catanduva, a 387 km da capital, faz parte dessa categoria, mas há outras 13 cidades paulistas em situação de alerta, três no litoral.

O litoral paulista chama a atenção porque duas de suas três cidades em alerta para a dengue em 2011 não estavam nessa situação no verão passado. Em São Vicente, na Baixada Santista, por exemplo, o índice de domicílios com criadouros do Aedes passou de 0,1% para 1,4% de 2010 para 2011. Guarujá, que já estava em situação de alerta em 2010, permanece na mesma condição. Também no litoral Norte há um foco problemático: em Caraguatatuba o índice cresceu de 0,5% para 1,2% em um ano.

Queda no número de casos

Até o final de novembro, foram notificados 742.364 casos suspeitos de dengue em todo o país. Em comparação ao mesmo período do ano passado, houve uma redução de 25%. De janeiro a novembro de 2010, foram registrados 985.720 casos suspeitos da doença. As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste também registraram diminuição nos casos de dengue: A maior redução, de 77%, foi registrada na Região Centro-Oeste. Foram 211.695 casos, em 2010, contra 48.524, em 2011.

A Campanha

Com formato educacional e informativo, a campanha será dirigida aos professores, agentes de saúde, gestores municipais, educadores, profissionais de saúde, crianças e a população em geral. Até o fim de dezembro, durante o período não epidêmico, o foco é o incentivo para adoção de hábitos diários de prevenção, como manter garrafas vazias viradas para baixo, trocar a água das plantas aquáticas regularmente, entre outras ações capazes de reduzir os criadouros.  Para o período epidêmico, de janeiro a maio, além das medidas de prevenção, o foco da campanha enfatizará a importância do reconhecimento dos sinais e sintomas da doença pela população. A campanha ressalta a necessidade de acompanhamento por um profissional de saúde dos casos suspeitos de dengue e alerta sobre os riscos da automedicação pela população.

Clique aqui para visualizar a apresentação da campanha

 

CRF-SP no combate à dengue

Desde 2007, o CRF-SP integra o Comitê Estadual de Mobilização Contra a Dengue, constituído junto ao Gabinete da Secretaria de Saúde com atribuições de planejar, coordenar e acompanhar ações de mobilização social, de âmbito estadual.  Ao lado de parceiros como o metrô, a Secretaria do Meio Ambiente, e muitos outros, o CRF-SP tem se empenhado em promover ações que informem a população sobre riscos, formas de prevenção e tratamento da dengue.

O CRF-SP tem desenvolvido ações de capacitação ao farmacêutico, assim como disponibilizado materiais técnicos e voltados à população com dicas e informações necessárias para evitar a proliferação do mosquito.

Clique aqui para acessar o folder (voltado à população) - Frente

Clique aqui para acessar o folder (voltado à população) - Verso 

Clique aqui para acessar a cartilha técnica sobre a dengue (voltada ao farmacêutico)

 

 

Thais Noronha (com informações da Agência Saúde e Jornal da Tarde)

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.