Mais três seccionais promovem a ação e orientam a população em locais públicos

 

São Paulo, 21 de novembro de 2011.

Os eventos da campanha “Farmacêutico na Praça” continuam a mobilizar farmacêuticos no interior e também na região metropolitana de São Paulo. Durante os meses de outubro e novembro, os municípios de Jaú e Igaraçu do Tietê (atendidos pela Seccional de Bauru), Santos e Guarulhos promoveram a ação. Com focos semelhantes, juntas, atingiram um total de 1.550 pessoas. Em todas as ações, a população teve acesso aos serviços de aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar. Também receberam materiais informativos e orientações sobre do uso racional de medicamentos, formas de administração, armazenamento e descarte, interações medicamentosas e a importância da assistência farmacêutica no tratamento de doenças crônicas, como o diabetes e a hipertensão.

 

População realiza teste de glicemia capilar durante ação em Jaú (Seccional de Bauru)População realiza teste de glicemia capilar durante ação em Jaú

 

A última cidade a receber a ação foi Jaú, em 12 de novembro. Em parceria com a Secretaria da Saúde da Prefeitura de Jaú, a campanha gerou intensa movimentação na Praça da República, na região central. Cerca de 800 pessoas foram atendidas.

Outro município a receber a ação foi Igaraçu do Tietê, em 16 de outubro. A campanha foi integrada à “1ª Ação da Cidadania”, evento organizado pela Prefeitura de Igaraçu do Tietê para comemorar o aniversário de 108 anos da cidade. O evento, que ofereceu desde apresentações artísticas a atividades profissionalizantes e recreativas, reuniu uma equipe multidisciplinar composta por farmacêuticos, enfermeiros e dentistas. No total, cerca de 500 pessoas foram atendidas na tenda do CRF-SP montada no Estádio Municipal Orlando Chesini Ometto.

Em Igaraçu do Tietê (Seccional de Bauru), ação integrou as comemorações ao 108º aniversário da cidade ao 108º aniversário da cidade

Ao fazer um balanço das campanhas promovidas nas duas cidades, o coordenador da Comissão Assessora de Farmácia de Bauru, dr. Luiz Fernando Turini, destaca que o investimento em ações educativas de saúde reforça a visibilidade e, como consequência, a valorização do farmacêutico. “Elas são muito bem aceitas pelas pessoas e é possível ver a iniciativa delas na busca por informações. Estamos muito satisfeitos por termos alcançado algo além dos nossos objetivos iniciais, mas é fundamental ter o envolvimento dos profissionais.”

O litoral paulista também está engajado na luta pela valorização da profissão. Em Santos, uma equipe de voluntárias promoveu a campanha na Praça Padre Champagnat, em 23 de outubro. Promovida em parceria com a Prefeitura, a Secretaria de Assistência Social de Santos e a Associação de Moradores do bairro Encruzilhada, foram atendidas em torno de 130 pessoas. Para a diretora regional de Santos, dra. Roseli Barreto, a reunião de serviços diversificados representa um diferencial para atingir um maior número de pessoas. “Agregar mais serviços a estas ações é uma ótima forma de aproximar a comunidade dos farmacêuticos.”

 

Homem realiza medição de pressão arterial em SantosHomem realiza medição de pressão arterial em Santos

 

Guarulhos

Em Guarulhos, as ações ultrapassaram as praças e chegaram a entidades sociais, religiosas e também as portas das farmácias e drogarias. Em 8 de outubro, membros da Comissão Assessora de Farmácia local e profissionais voluntários promoveram a campanha em frente a um estabelecimento do bairro Jardim Moreira, na periferia de Guarulhos. A divulgação dos serviços farmacêuticos, preconizadas pela RDC 44/09 e o seu papel como promotor ativo da saúde foram os destaques da ação, que atendeu cerca de 120 pessoas.

 

Equipe de voluntários durante ação realizada pela Seccional de GuarulhosEquipe de voluntários durante ação realizada pela Seccional de Guarulhos

 

Para o vice-coordenador da Comissão Assessora de Farmácia local, dr. Valdinei Bernardino, a divulgação é a melhor estratégia para promover uma mudança de mentalidade a longo prazo. “É preciso mostrar quem é o farmacêutico na realidade, para que a sociedade comece a exigir sua presença nos estabelecimentos. E as campanhas são um ponto de partida para assegurar a efetiva prestação da assistência farmacêutica.”

 

Assessoria de Comunicação CRF-SP

(colaborou Camila Souza)

 

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