CRF-SP se manifesta contra episódio do seriado “A Grande Família” exibido em 17/11 pela Rede Globo

CRF-SP envia mensagem à Rede Globo contra episódio da A Grande FamíliaCRF-SP envia mensagem à Rede Globo contra episódio da A Grande Família

São Paulo, 18 de novembro de 2011.

O CRF-SP já tomou providências a respeito do episódio Vide bula da série A Grande Família, exibido nesta quinta-feira, 17/11 que tratou sobre a automedicação. Em mensagem assinada pela presidente dra. Raquel Rizzi e endereçada à Rede Globo, a entidade manifesta seu descontentamento em relação à forma desrespeitosa com que a emissora tratou o farmacêutico.

Confira abaixo a nota na íntegra:

Em relação ao programa “A Grande Família” exibido pela Rede Globo nesta quinta-feira, 17/11, com o episódio intitulado Vide Bula, o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo -- CRF-SP -- registra nota de repúdio pela forma inadequada e desrespeitosa a que foi exposto o farmacêutico, profissional de nível superior e preparado para orientar e prestar assistência em relação ao uso correto de medicamentos.

Seria uma excelente oportunidade de alertar os telespectadores sobre a exigência da receita para a compra de antibióticos e medicamentos de venda sob prescrição. No entanto, a personagem Nenê obteve o mencionado medicamento sem o receituário médico das mãos do farmacêutico, o que contraria a legislação vigente e fere o código de ética profissional, ambos os casos passíveis de punição.

Outro equívoco foi mostrar o livre acesso aos medicamentos tarjados (faixa vermelha), prática proibida, pois os medicamentos que exigem prescrição médica não podem estar nas gôndolas ao acesso do consumidor, assim como, alguns medicamentos isentos de prescrição que somente podem ser dispensados com a orientação do farmacêutico.

Além disso, ao enfatizar que o farmacêutico não é doutor, sugere ser ele um profissional sem importância, desconsiderando o fato de integrar o sistema de saúde e que está na farmácia não para “vender remédio”, mas para orientar o paciente no uso adequado do medicamento. A farmácia é um estabelecimento de saúde e deve ser tratada dessa forma.

O CRF-SP enfatiza que o episódio deturpou o real papel do farmacêutico, mostrando a milhões de pessoas um profissional mercenário, que burla leis e expõe a população a riscos, sem nenhum comprometimento. Sabemos que em todas as áreas existem os profissionais que respeitam as normativas e outros que infelizmente não resguardam a ética profissional, mas mediante as inúmeras manifestações que recebemos da classe farmacêutica, reiteramos o nosso sentimento de desrespeito da forma que emissora apresentou esse profissional.

Atenciosamente,

Raquel Rizzi