Ministério da Saúde amplia programa “Saúde não tem preço”

Ministério da Saúde amplia programa “Saúde não tem preço” Ministério da Saúde amplia programa “Saúde não tem preço”

São Paulo, 10 de outubro de 2011.

Desde o começo do ano, o programa “Saúde não tem preço” oferece, gratuitamente, 11 medicamentos para hipertensão e diabetes. O Ministério da Saúde informa ter ampliado em 239% o acesso ao tratamento dessas doenças nas mais de 20 mil drogarias credenciadas ao programa.

O número de pacientes atendidos, segundo o MS,  também aumentou de 853 mil, em janeiro de 2011, para 2,9 milhões em setembro. Em setembro foram realizados quase 900 mil atendimentos de pessoas diabéticas e 2,5 milhões de hipertensos.

Antes da criação do Saúde Não Tem Preço, os produtos eram oferecidos com até 90% de desconto nas farmácias e drogarias credenciadas ao programa Aqui Tem Farmácia Popular. Atualmente, os medicamentos são retirados gratuitamente – para isso, é exigido a apresentação de receita médica válida, CPF e documento com foto.

A hipertensão arterial acomete 23,3% da população adulta brasileira maior de 18 anos, segundo dados do estudo Vigilância de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2010. De acordo com a mesma pesquisa, o diabetes atinge 6,3% da população adulta, sendo mais prevalente em mulheres (7%) do quem em homens (5,4%).

ORIENTAÇÕES AOS USUÁRIOS – A receita médica é obrigatória para a retirada de medicamentos nas farmácias credenciadas, e tem como objetivo evitar a automedicação, incentivando o uso racional de medicamentos e a promoção da saúde. Deve-se apresentar também CPF e documento com foto.

Eventuais dúvidas podem ser comunicadas ao Ministério da Saúde – pelos estabelecimentos credenciados ou pelos usuários do programa – por meio do Disque-Saúde (0800-61-1997) como também pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Assessoria de Comunicação CRF-SP com informações Agência Saúde

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.