Pesquisa mostra que um em cada cinco jovens tem pressão alta

 

Farmacêuticos irão aferir pressão arterial no Parque do IbirapueraFarmacêuticos irão aferir pressão arterial no Parque do Ibirapuera

São Paulo, 27 de maio de 2011.

A hipertensão arterial (pressão alta) é uma doença crônica e sem cura que pode ser controlada pela adoção de hábitos saudáveis e uso de medicamentos. Nos Estados Unidos é a segunda principal causa de morte e segundo uma pesquisa da Universidade Carolina do Norte (EUA), realizada em 2008, apontou que um em cada cinco jovens adultos (entre 24 e 32 anos) teria pressão alta.

As descobertas indicam que muitos jovens correm o risco de desenvolver doenças cardíacas, mas não sabem que têm hipertensão. No Brasil são 17 milhões de hipertensos. Dados do Ministério da Saúde revelam o rápido crescimento da doença causada principalmente por maus hábitos como tabagismo, excesso de sal e gordura.

Aferição de pressão nas farmácias e drogarias

Desde que a RDC 44/09 regulamentou a prestação de serviços como a aferição de pressão arterial em farmácias e drogarias, o CRF-SP tem se preocupado em preparar o farmacêutico para que exerça a atividade com excelência. Para isso, oferece gratuitamente na capital e interior um curso essencial de oito horas teórico e prático sobre o manejo do tratamento do paciente com hipertensão arterial em que são abordados os métodos corretos de aferição, os mecanismos de ação dos principais medicamentos para a doença, formas de prevenção, efeitos colaterais e interações com outros medicamentos.

Outra forma de dar instrumentos para que o farmacêutico atenda o paciente com qualidade foi a série de DVDs Educação Farmacêutica em vídeo, cujo volume três dedicou-se exclusivamente à hipertensão arterial. São cerca de 30 minutos de orientações voltadas ao farmacêutico.

Folder para população

Também é possível fazer download pelo portal do CRF-SP de um folder orientativo para a população com as principais dicas de prevenção e controle, fatores de risco e informações sobre medicamentos. Clique na imagem para ver o folder na íntegra.

 

Combate à HipertensãoCombate à Hipertensão

Combate à HipertensãoCombate à Hipertensão

 

Thais Noronha
Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.