CRF-SP e Cremesp se unem para discutir os impactos da proibição dos anorexigenos 

 

Médicos,farmacêuticos e a representante da Anvisa durante o debateMédicos,farmacêuticos e a representante da Anvisa durante o debate São Paulo, 27 de maio de 2011.

Mais um importante debate acerca da proposta da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de proibição dos medicamentos anorexígenos foi realizado nesta quinta-feira (26/05), no auditório do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp).

O Fórum: Impactos da Proibição dos Anorexígenos no Brasil, uma iniciativa conjunta entre o CRF-SP e Cremesp, reuniu representantes da classe médica e farmacêutica que apresentaram argumentos técnicos contrários ao relatório da Anvisa. O encontro debateu as conseqüências negativas para a saúde pública caso esta classe de medicamentos seja retirada do mercado.

dra. Raquel Rizzidra. Raquel Rizzi

Defendendo a proposta da Anvisa, a dra. Maria Eugênia Cury, chefe do Núcleo de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária, disse que a Agência  verificou a existência  de problemas de eficácia e segurança associados ao uso destes medicamentos. “A discussão não é nova. Várias medidas foram adotadas desde 1993 com a finalidade de controlar o uso desses produtos”, disse a dra. Maria Eugênia. Ela afirmou ainda que o relatório da Anvisa apresenta estudos técnicos conclusivos sobre os riscos do consumo de anorexígenos ligados a doenças cardiovasculares e a distúrbios comportamentais.

Os representantes dos setores médico e farmacêutico presentes no evento sugeriram medidas mais restritivas para o comércio dos anorexígenos e não apoiam a proposta da Agência de proibição destes produtos. Da mesma maneira argumentou a dra. Raquel Rizzi, presidente do CRF-SP e integrante da mesa de debates. “Podemos adotar medidas para evitar os riscos desses medicamentos como a implantação de boas práticas de dispensação, aperfeiçoando o Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) e melhorando o relacionamento entre o prescritor e o dispensador”, disse a presidente.

dr. Pedro Menegassodr. Pedro Menegasso

Também apresentaram informações técnicas e argumentos contrários à proibição dos anorexígenos, o dr. João Eduardo Salles, representante da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem) e o dr. Mauro Aranha de Lima, médico psiquiatra e vice-presidente do Cremesp.

Na segunda parte do encontro, foi realizado um debate mediado pelo dr. Pedro Menegasso, diretor tesoureiro do CRF-SP, e pela dra. Ieda Therezinha Verreschi, do Cremesp.  As discussões e argumentos apresentados servirão como base para um documento que será enviado à Anvisa que, no entendimento dos organizadores, poderá contribuir para que a Agência considere as manifestações e adote uma posição de consenso.

 

Carlos Nascimento
Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.