Campanha atrai população às tendas do CRF-SP em cidades do interior
São Paulo, 18 de maio de 2011.
Orientar a população sobre o uso correto de medicamentos e promover maior visibilidade do farmacêutico como profissional da saúde. Esta é a proposta da campanha “Farmacêutico na praça” promovida pelas seccionais do CRF-SP em locais públicos e estratégicos, com grande circulação de pessoas e focos diferenciados. No início do mês, três cidades que receberam o evento atraíram grande público, e contaram com intensa colaboração de membros voluntários das seccionais.
Na manhã de 7 de maio (sábado), a ação ocorreu simultaneamente em Fernandópolis e Jundiaí. No primeiro município, o foco da campanha foi o uso e descarte de medicamentos. Quem dirigiu à tenda do CRF-SP na Praça Matriz recebeu folhetos e orientações sobre o assunto.
De acordo com a diretora regional dra. Lessy Mara Giacomini, a ideia é realizar a ação a cada dois ou três meses. “Pretendemos seguir o calendário do Ministério da Saúde. Nossa próxima campanha será sobre hipertensão”, disse.
Em Jundiaí, o foco da ação esteve relacionado à detecção e tratamento do diabetes. A população formou grandes filas na Praça Pedro de Toledo para serem atendidos pelos farmacêuticos na tenda do CRF-SP. A campanha contou com a participação de estudantes de Farmácia de três universidades da região, que auxiliaram a equipe durante toda a campanha. Ao todo, foram realizados 500 atendimentos e 300 testes de glicemia.
Segundo a diretora regional de Jundiaí, dra. Claudia Montanari, o objetivo foi divulgar o papel do farmacêutico como um profissional fundamental para a manutenção da saúde. “Escolhemos uma data e local estratégicos e focamos no atendimento individualizado, inclusive entregando uma declaração de serviços farmacêuticos para os pacientes com glicemia alterada”. A secretária-geral do CRF-SP, dra. Margarete Kishi, também prestigiou o evento.
Em Presidente Prudente, a campanha ocorreu no dia 5 e foi coordenada pela dra. Rosilene Viel, coordenadora da Comissão Assessora de Farmácia local. A ação contou com a parceria da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). As pessoas que foram à tenda montada na Praça Nove de Julho foram orientadas sobre o uso racional de medicamentos e fizeram testes de aferição de pressão arterial. Também foram realizadas minipalestras sobre interações medicamentosas, efeitos colaterais e descarte de medicamentos.
O interesse e a iniciativa da população surpreenderam a equipe envolvida na campanha, segundo a dra. Rosilene. “As pessoas nos procuravam para tirar dúvidas sobre os medicamentos que estavam tomando. Uma pergunta frequente era a diferença entre genéricos, similares e de referência.”
Assessoria de Comunicação CRF-SP