A doença bate recorde de registros de casos em uma décadaA doença bate recorde de registros de casos em uma décadaSão Paulo, 16 de março de 2011.

O Brasil registrou no ano passado o maior número de casos de sarampo em uma década. Ao todo foram 68 confirmações em três Estados, de acordo com as informações divulgadas pelo Ministério da Saúde. O mais afetado foi a Paraíba, com 57 registros. Os outros ocorreram no Rio Grande do Sul (8) e Pará (3).

Apesar dos números elevados, os casos foram classificados como decorrentes de vírus importados de países como África do Sul e Argentina. O Ministério da Saúde afirma que no Brasil o sarampo está controlado e inclusive pediu à Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) o certificado de eliminação da doença. Na avaliação das autoridades brasileiras, não há no país uma "transmissão sustentada", o que só ocorre se forem registrados casos do mesmo vírus ao longo de 12 meses.

Vacinação

A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo recomenda que pessoas que não foram imunizadas e pretendem viajar para fora do páis ou do estado tomem a vacina contra o sarampo. Para crianças de até 6 anos, o calendário básico prevê a primeira dose aos 12 meses de vida e uma segunda dose entre 4 e 6 anos. Pessoas entre 7 e 19 anos devem tomar duas doses, com intervalo de 30 dias. Para adultos entre 20 e 50 anos, é recomendada apenas uma dose.


Carlos Nascimento
Assessoria de Comunicação CRF-SP ( com informações da Folha de S. Paulo)

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.