Pesquisa estuda efeitos do fitoterápico no tratamento da endometriosePesquisa estuda efeitos do fitoterápico no tratamento da endometrioseSão Paulo, 14 de março de 2011.

Estudo realizado pelas universidades federais de São Paulo (Unifesp) e do Maranhão (Ufma) revelam os primeiros resultados científicos do fitoterápico conhecido popularmente como unha-de-gato. A planta é utilizada no tratamento da endometriose, doença que causa infertilidade feminina e dor nos períodos menstruais.

Os testes preliminares realizados em ratas mostraram que a unha-de-gato conseguiu reduzir em 60% as lesões causadas pela doença. Estima-se que 6 milhões de brasileiras sofram de endometriose.

A pesquisa clínica é o próximo estágio do estudo, quando o fitoterápico será administrado em mulheres e comparado com placebo ou medicamentos hormonais usados no tratamento tradicional. A hipótese é que a planta possua propriedades anti-inflamatórias e imunomoduladoras (que melhoram o sistema imunológico).

Segundo o dr. Eduardo Schor, um dos autores do estudo a planta parece ter a capacidade de diminuir o processo inflamatório causado pela endometriose na região pélvica.

O próximo passo do estudo é descobrir se a planta pode ser usada para ajudar mulheres com dificuldade para engravidar. Segundo o pesquisador, não se sabe, por exemplo, se ela altera a espessura de endométrio ou dos mecanismos de ovulação.

Mutações genéticas

Uma outra linha de pesquisa desenvolvida na Unifesp aponta que há mutações genéticas envolvidas na endometriose. Uma delas, chamada de P27, aumenta duas vezes as chances de a mulher ter a doença. A mutação faz com que as células proliferem mais do que o normal.

A partir dessa descoberta, o grupo trabalha no desenvolvimento de uma terapia genética. Segundo o dr. Schor, o uso de adenovírus (vírus modificados) carregando genes que restabelecem a normalidade genética já foi testado em cultura de células de endometriose e os resultados foram promissores.

Carlos Nascimento
Assessoria de Comunicação CRF-SP (com informações da Folha de S. Paulo)


CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.