Antiácido é um dos medicamentos mais vendidos nesta época do anoAntiácido é um dos medicamentos mais vendidos nesta época do ano

São Paulo, 4 de março de 2011.

Ao longo do feriado de Carnaval, muitas pessoas vão a farmácias e drogarias em busca de medicamentos que possam combater os efeitos indesejáveis provocados pelos excessos desta época do ano, especialmente o de bebida alcoólica. Alguns estabelecimentos chegam a registrar aumento de até 40% nas vendas de analgésicos, antiácidos e hepatoprotetores.

O problema é que, mesmo sendo isentos de prescrição, esses medicamentos podem causar efeitos indesejáveis no organismo. Estima-se que até 30% das vítimas de intoxicação que se internam em pronto-socorros tomaram medicamentos sem receita.

Mistura perigosa

Um dos riscos da automedicação durante o Carnaval é a combinação de medicamentos com bebida alcoólica. Os analgésicos, por exemplo, que são frequentemente utilizados para o combate à dor de cabeça da ressaca, quando ingeridos com álcool, causam tonturas, perda de coordenação motora e diminuição dos reflexos.

Já o uso do ácido acetilsalicílico concomitantemente com álcool pode irritar a mucosa que reveste o estômago e causar até hemorragia gastrintestinal. Anti-inflamatórios em geral podem causar danos ao fígado quando ingeridos com bebida alcoólica.

A orientação do CRF-SP é que o consumidor peça informações ao farmacêutico do estabelecimento onde comprar o “kit-Carnaval”. “Nosso alerta é para que as pessoas fiquem atentas ao medicamento que pretendem tomar, mas, sobretudo, com o que vão tomar, para evitar problemas decorrentes de interações ou efeitos colaterais dos medicamentos”, declara a dra. Amouni Mourad, assessora técnica do CRF-SP.

 

Renata Gonçalez

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.