Atenção, farmacêuticos de São José dos Campos e região!Atenção, farmacêuticos de São José dos Campos e região!São Paulo, 10 de novembro de 2010.

A votação do Projeto de Lei que cria o Programa Municipal de Assistência Farmacêutico em São José dos Campos foi adiada para a próxima quinta-feira, 18/11. O PL seria votado em 11/11 na Câmara Municipal, no entanto, os vereadores decidiram por transferir para a próxima sessão.

Muitos farmacêuticos estiveram presentes na Câmara Municipal de São José dos Campos e região para mostrar às autoridades a necessidade de incluir definitivamente o farmacêutico na rede pública de saúde. Para o diretor regional do CRF-SP em São José dos Campos, dr. André Luis dos Santos, que ao lado da Comissão Assessora de Saúde Pública da Seccional, foi um dos incentivadores do PL, há grandes chances de obter a vitória. “Tudo depende da mobilização e participação de todos”.

O CRF-SP, por meio da Seccional de São José dos Campos, convida a todos os farmacêuticos da cidade e região a comparecer à Sessão na Câmara Municipal e participar deste momento tão importante que poderá interferir diretamente na qualificação do atendimento em saúde no município.

Farmacêutico, compareça. É hora de mudar a realidade do município.

 

67ª Sessão Ordinária

Local: Câmara Municipal de São José dos Campos
Rua: Desembargador Francisco Murilo Pinto, 33 - Vila Santa Luzia
Data: 18/11/2010 (quinta-feira)
Horário: 17h50

Audiência Pública

Em maio deste ano, o CRF-SP contribuiu com duas audiências públicas que discutiram a necessidade da assistência farmacêutica no município. Na época, o vereador Wagner Balieiro (PT/SP) apresentou um anteprojeto, fruto de uma proposta encaminhada pelo CRF-SP, que busca instituir o programa municipal de assistência farmacêutica e estabelecer seus princípios.

O diretor tesoureiro dr. Pedro Menegasso representou a diretoria do CRF-SP e, na época, enfatizou a importância da aprovação do anteprojeto. “É vergonhoso aceitar que os usuários do sistema público não possam contar com a orientação e a atenção de um farmacêutico. Hoje temos 90% de assistência farmacêutica na rede privada e apenas 35% na pública. Essa contradição não pode perdurar”.

Dr. André Luis dos Santos e os membros da Comissão Assessora de Saúde Pública do CRF-SP também participaram das audiências e estão mobilizando os profissionais da região.

Durante uma das audiências, a vereadora dra. Angela Guadagnin (PT/SP), presidente da Comissão de Legislação Participativa, falou sobre a amplitude da proposta. “Os responsáveis precisam entender que a gestão da saúde deve ser interdisciplinar. Sabemos da importância do farmacêutico em todas as fases que envolvem medicamentos, desde a aquisição até a dispensação, para garantir segurança ao paciente e a efetividade dos serviços de saúde”.

 

Thais Noronha
Assessoria de Comunicação CRF-SP

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.