São Paulo, 8 de novembro de 2010.

Após anunciar a adesão à Campanha Dia Mundial do Diabetes – Educar para Prevenir” da International Diabetes Federation, o CRF-SP ganhou destaque internacional no site da entidade belga. Neste mês, em razão do Dia Mundial do Diabetes (14/11), as ações serão voltadas à população, aos farmacêuticos e aos funcionários do CRF-SP.

Clique aqui para conferir o destaque às ações do CRF-SP no site da International Diabetes Federation

Logo da campanha do CRF-SP é inspirado no símbolo da campanha da International Diabetes Federation; círculo representa a união e o azul remete à bandeira das Nações UnidasLogo da campanha do CRF-SP é inspirado no símbolo da campanha da International Diabetes Federation; círculo representa a união e o azul remete à bandeira das Nações Unidas

População - Um dos destaques são as palestras voltadas à população em que farmacêuticos irão explicar os riscos, sintomas, prevenção e controle do diabetes para todos que forem à sede do CRF-SP, em Pinheiros, na capital, no dia 26/11.

A campanha ocorrerá de forma simultânea em todas as farmácias e drogarias de todo o Estado que aderirem ao projeto. A população que passar por esses estabelecimentos receberá orientação farmacêutica e um folder com informações diversas para controle da doença.

Farmacêuticos - Treinar os farmacêuticos para que possam orientar com qualidade também é uma das etapas da campanha promovida pelo CRF-SP. De 16 a 18/11 o ciclo de palestras “Avanços Tecnológicos para o Tratamento do Diabetes” irá abordar o que de mais atual há para tratamento da doença.

A presidente do CRF-SP, Raquel Rizzi, explica que o preparo do profissional faz a diferença na hora do atendimento. “O farmacêutico deve ter conhecimentos sólidos e atuais de farmacologia, saber da ação dos fármacos no organismo, identificar reações adversas e outros problemas relacionados ao medicamento, como sintomas e complicações que podem ser geradas pela doença, e a forma de preveni-las” explica.

Funcionários - De 14 a 30/11 todos os funcionários do CRF-SP usarão a camiseta personalizada da campanha, além de participarem de palestras de conscientização e integrarem a ação CRF- Saudável que inclui a aferição de pressão, verificação de glicemia e índice de massa corpórea.

Orientação farmacêutica personalizada

Além do teste de glicemia capilar, a aplicação de injetáveis - inclusive insulinas e o acompanhamento farmacoterapêutico pelo farmacêutico, de acordo com a RDC 44/09, as farmácias podem se especializar em produtos para saúde destinados a pacientes com diabetes. É o caso de alimentos para dietas com restrição de nutrientes, como, por exemplo, com restrição de mono e/ou dissacarídeos, adoçantes com restrição de sacarose, frutose e/ou glicose (adoçante dietético), alimentos de comercialização permitida em farmácias e drogarias, desde que regularizados na Anvisa, conforme previsto na Instrução Normativa nº09/09.

Farmacêuticos - De 16 a 18/11
Ciclo de palestras “Avanços Tecnológicos para o Tratamento do Diabetes”

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Sede do CRF-SP: Rua Capote Valente, 487 – Pinheiros – São Paulo - SP