Logo oficial do programa Farmácia PopularLogo oficial do programa Farmácia PopularSão Paulo, 3 de novembro de 2010.

Foi anunciada em outubro a inclusão de novos medicamentos e produtos no programa "Aqui Tem Farmácia Popular", desenvolvido pelo governo federal em parceria com a rede privada de farmácias e drogarias.

Cerca de um milhão de pessoas serão beneficiadas mensalmente, já que poderão adquirir produtos com valores a um décimo do preço praticado pelo mercado.

A população passa a ter acesso a fraldas geriátricas e a medicamentos indicados para o tratamento de seis doenças: asma, rinite, mal de Parkinson, osteoporose, glaucoma e hipertensão arterial.

Saúde em expansão

O investimento na ampliação do programa "Aqui Tem Farmácia Popular" chega a 267 milhões de reais e já estava previsto no orçamento de 2009. Segundo o Ministério da Saúde, a medida faz parte da meta de assegurar à população medicamentos essenciais, indicados para o tratamento de enfermidades prevalentes no país.

Os novos itens da lista foram definidos a partir de levantamentos sobre as doenças com maior número de prescrições nas redes de saúde pública e privada, como asma e rinite. Medicamentos para osteoporose, Parkinson e glaucoma, como também as fraldas para incontinência urinária, foram incluídos como forma de ampliar o acesso ao tratamento de problemas que atingem principalmente os idosos.

A preocupação do governo está relacionada ao aumento do número de pessoas com mais de 60 anos, que de acordo com o IBGE, entre 1999 e 2009, passou de 14,8 milhões para 21,7 milhões, como apontou a Síntese de Indicadores Sociais divulgada este ano. A expectativa de vida projetada para os brasileiros foi de 73 anos de idade.

 

Luana Frasca

Assessoria de Comunicação CRF-SP

(com informações do jornal O Estado de S. Paulo)

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.