Atualmente, antirretrovirais são distribuídos como prevenção de emergência para reduzir risco de infecçõesAtualmente, antirretrovirais são distribuídos como prevenção de emergência para reduzir risco de infecções

São Paulo, 6 de outubro de 2010.

Há quem diga que a medida está sendo chamada de “pílula do dia seguinte”. Fato é que o governo publicou um suplemento com orientações para os profissionais da saúde que prevê a oferta dos medicamentos como prevenção de emergência para pessoas que mantiveram relação sexual sem preservativo com portadores do vírus.

Atualmente, os antirretrovirais já são utilizados como prevenção de emergência em hospitais para reduzir o risco de infecção, mas apenas para vítimas de violência sexual ou em caso de acidentes, principalmente entre profissionais de saúde.

 

Capa do suplemento que será distribuído nos Serviços de Atendimento EspecializadosCapa do suplemento que será distribuído nos Serviços de Atendimento Especializados

 

Com a ampliação do grupo autorizado a utilizar antirretrovirais como prevenção, é preciso haver um controle eficaz para evitar o uso indiscriminado, já que se trata da associação de vários medicamentos com efeitos adversos e inúmeras interações medicamentosas possíveis.

O suplemento será distribuído nos Serviços de Atendimento Especializados (SAEs). Um dos capítulos também aborda as recomendações para portadores do vírus que desejam ter filhos. A ideia é esclarecer casais sobre todas as metodologias existentes para reduzir ao máximo o risco de contaminação do bebê e do parceiro, caso ele não tenha o vírus. As tecnologias atualmente disponíveis e recomendadas no Brasil são capazes de reduzir o risco de transmissão vertical (de mãe para filho) para menos de 1%.

Clique aqui e acesse as Recomendações para terapia antirretroviral em adultos infectados pelo HIV.

 

Thais Noronha

Assessoria de Comunicação CRF-SP

com informações do Ministério da Saúde - Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.