São Paulo, 25 de agosto de 2010.
No sábado 21 de agosto, o CRF-SP realizou o Fórum “Práticas Integrativas e Complementares (PICs) – Realidade no Estado de São Paulo”. O objetivo do conjunto de palestras, feito em Bragança Paulista, foi discutir a implementação da Homeopatia, Acupuntura, Fitoterapia e tratamento a base de plantas medicinais no Sistema Único de Saúde, SUS.
A presidente do CRF-SP, dra. Raquel Rizzi, e a secretária-geral, dra. Margarete Akemi Kishi estiveram presentes. A secretária municipal de Saúde, dra. Maria Amália Gouveia, integrou a mesa de abertura. O evento foi realizado na Universidade São Francisco.
O debate tem importância porque trata da concretização da portaria 971, de 2006, do Ministério da Saúde, que recomenda a oferta de PICs no sistema público sob responsabilidade das secretarias da área.
Para a diretora da Seccional de Bragança Paulista, dra. Ieda Maria Sanchez Garcia, as palestras contribuíram muito para o atual momento da cidade, que é de implementação de PICs. “Foi ótimo conhecer as experiências de lugares tais como Campinas, São José do Rio Preto e Macaranaú, no Ceará. Tantos os erros quantos os acertos de cada realidade vão nos ajudar.”
O coordenador da Comissão de Saúde Pública e conselheiro do CRF-SP, dr. Israel Murakami destaca a relevância da discussão. “Foi um debate extremamente rico e que contou com a participação de cerca de 65 farmacêuticos e outros profissionais de saúde da cidade e região”.
Em Bragança Paulista, a Homeopatia é utilizada na rede pública de saúde há 15 anos. Atualmente, há quatro prescritores para esse tipo de tratamento. O avanço mais recente é a distribuição gratuita de medicamentos homeopáticos pela prefeitura.
O próximo fórum para tratar esse assunto será realizado em Marília em data a ser definida.
Foto: Luiz Fernando Finati
Welton Trindade
Assessoria de Comunicação CRF-SP