CRF-SP promove o 1º Simpósio Atuação do Farmacêutico na Área Esportiva e põe em debate nova área de atuação

 

Evento foi realizado da Universidade Presbiteriana Mackenzie, na capital Evento foi realizado da Universidade Presbiteriana Mackenzie, na capital

São Paulo, 24 de fevereiro de 2025.

Para colocar em debate os muitos aspectos que envolvem a nova área de atuação regulamentada no final do ano passado, por meio da Resolução CFF nº 18/2024, que dispõe sobre as atribuições do farmacêutico no âmbito da farmácia esportiva, o CRF-SP promoveu no sábado (24) o 1º Simpósio Atuação do Farmacêutico na Área Esportiva, com a participação tanto de especialistas que ajudaram a construir a normativa, bem como de profissionais que já possuem atuação destacada no setor.

Dra. Amouni Mourad, coordenadora do curso de Farmácia do Mackenzie, e Dr. Adriano Falvo, secretário-geral do CRF-SPDra. Amouni Mourad, coordenadora do curso de Farmácia do Mackenzie, e Dr. Adriano Falvo, secretário-geral do CRF-SP

Na abertura do evento, realizado na Universidade Presbiteriana Mackenzie, na capital, a coordenadora do curso de Farmácia da instituição, Dra. Amouni Mourad, que também é assessora técnica do CRF-SP, deu as boas-vindas aos participantes e enfatizou a relevância do tema do simpósio.

Dra. Danielle Marini, diretora-tesoureira do CRF-SP; e o conselheiro federal por SP Dr. Marcos MachadoDra. Danielle Marini, diretora-tesoureira do CRF-SP; e o conselheiro federal por SP Dr. Marcos Machado

“A minha felicidade aqui é duplicada, tanto por estar representando o Mackenzie, mas também o Conselho, que é a minha 'casa' há 29 anos. Isso é uma honra para mim, especialmente por ser um tema do qual nós temos que nos aprofundarmos para ocuparmos nosso espaço. Então, hoje, nossa missão é conhecermos mais sobre o assunto, sabermos os nossos limites de atuação e reforçarmos nosso papel que é beneficiar a sociedade”, lembrou a anfitriã do evento.

Também na abertura, o secretário-geral do CRF-SP, Dr. Adriano Falvo, informou que as apresentações do sábado foram gravadas com o objetivo de que o conteúdo seja futuramente disponibilizado na Academia Virtual de Farmácia*. 

A diretora-tesoureira do CRF-SP, Dra. Danyelle Marini, parabenizou o interesse dos farmacêuticos pela nova área de atuação e comentou o potencial do setor. “Vocês sabem muito de Fisiopatologia, Fisiologia, Farmacologia, Alimentos, Fitoterápicos e Análises Clínicas, então, qual profissional conseguiria agregar tantos conhecimentos e levar isso a favor de seu paciente durante o atendimento clínico? Claro, precisamos nos especializar sempre porque não vamos conseguir fazer atendimento clínico de tudo, mas estamos hoje aqui para dar um direcionamento”.

O conselheiro federal por São Paulo Dr. Marcos Machado agradeceu a contribuição dos membros do Grupo Técnico (GT) em Suplementos Alimentares do CFF, alguns dos quais também atuantes em São Paulo, para a elaboração da Resolução nº 18/2024. “O CFF está trabalhando bastante nos últimos anos propondo novas resoluções e novas áreas de atuação e, também, capacitações que são interessantes para o farmacêutico ampliar suas possibilidades enquanto profissional”.


Atuação do farmacêutico na suplementação

Dra. Diessica Soares da Silva; Dra. Anna Caroline Bua; Dra. Patrícia Lazzarotto Bellincanta; e Dr. Leoberto Costa Tavares, coordenador do GTT de Indústria e moderador da mesa-redonda Atuação do Farmacêutico na SuplementaçãoDra. Diessica Soares da Silva; Dra. Anna Caroline Bua; Dra. Patrícia Lazzarotto Bellincanta; e Dr. Leoberto Costa Tavares, coordenador do GTT de Indústria e moderador da mesa-redonda Atuação do Farmacêutico na Suplementação

Algumas particularidades do mercado de trabalho voltado para farmácia esportiva foram abordadas na primeira apresentação feita na mesa-redonda Atuação do farmacêutico na suplementação, que ficou a cargo da Dra. Anna Caroline Bua.

Ela, que é especialista e CEO em uma empresa de suplementos, deu como exemplos de setores que empregam profissionais de Farmácia Esportiva: assuntos regulatórios; P&D; consultoria científica; responsabilidade técnica; e comercial e marketing.

Já a consultora científica Dra. Patrícia Lazzarotto Bellincanta compartilhou sua experiência desde a graduação em Farmácia, passando pelo mestrado em Biotecnologia Farmacêutica Aeroespacial até chegar no trabalho que realiza hoje voltado para uma indústria farmacêutica. Ela também falou sobre a invisibilidade do farmacêutico, demonstrada por meio de recurso de inteligência artificial e outros mecanismos de busca, que ainda não o indicam como um profissional prescritor de suplementos.

“Para o entendimento do grande público que faz uso de suplementação de forma geral, quem prescreve ou é o profissional de suplementos é o nutricionista, o biomédico e o educador físico. Mas, e o farmacêutico, cadê? ”, indagou a palestrante, que atribuiu a três possíveis causas para isso, sendo: problema cultural, falta de posicionamento e de oportunidade.

A terceira palestrante foi a Dra. Diessica Soares da Silva, secretária-geral do CRF-RO e conselheira federal por RO, com atuação em consultório com ênfase em emagrecimento e performance, além de possuir experiência na produção e desenvolvimento de estéreis e injetáveis, trabalho que destacou em sua apresentação.

Neste setor, ela detalhou como é a atuação com injetáveis na pesquisa e desenvolvimento de novas fórmulas, produção industrial ou magistral, além do marketing e visitação aos profissionais.


Farmácia esportiva no Brasil: panorama geral e discussões das resoluções

Dr. Adam Abbas; Dr. Leandro Medeiros; Dra. Priscila Dejuste; e Dr. Fábio Ribeiro da Silva, conselheiro regional do CRF-SP e moderador da mesa-redonda Panorama geral e discussão das resoluçõesDr. Adam Abbas; Dr. Leandro Medeiros; Dra. Priscila Dejuste; e Dr. Fábio Ribeiro da Silva, conselheiro regional do CRF-SP e moderador da mesa-redonda Panorama geral e discussão das resoluções

O marco regulatório da Farmácia Esportiva foi explanado pela Dra. Priscila Dejuste, coordenadora do Grupo Técnico de Trabalho (GTT) de Suplementos Alimentares do CRF-SP, desde a publicação da Resolução CFF 661/2018 (que dispõe sobre o cuidado farmacêutico relacionado a suplementos alimentares e demais categorias de alimentos na farmácia comunitária, consultório farmacêutico e estabelecimentos comerciais de alimentos e dá outras providências), até a recente Resolução CFF 18/2024.

A visão internacional sobre a atuação, os desafios e as oportunidades do farmacêutico esportivo foram trazidos pelo Dr. Leandro Medeiros, docente da Liga Acadêmica de Fitoterapia Médica da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e coordenador do curso de Fitoterapia e Compostos Bioativos da Faculdade Uniguaçu.

Ele, que também é membro do GT em Suplementos Alimentares do CFF, compartilhou, entre outras informações, um recorte do estudo feito pela Journal of the American Pharmacists Association acerca da percepção dos atletas sobre os farmacêuticos.

“Entre os dados revelados estão que apenas 2% dos atletas indicaram os farmacêuticos como uma fonte primária de informação sobre suplementos. Apesar disso, 52% dos atletas disseram que estariam dispostos a consultar um farmacêutico sobre suplementos. E, por fim, 66% disseram que a aparência física do farmacêutico influenciaria sua confiança no aconselhamento”, demonstrou o especialista.

Para finalizar a mesa-redonda, o farmacêutico e empresário Dr. Adam Abbas falou sobre Farmácia Clínica no Esporte, contextualizando insights recentes como nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, em que foi notável a participação de farmacêuticos na prevenção do doping intencional e não intencional; na prevenção de eventos adversos; e na automedicação ou uso de suplementação por indicação de outrem, gerando problemas associados ao doping não intencional.


Prescrição farmacêutica para hipertrofia e perda de massa gorda: agentes ergogênicos on-label

Dr. Henry Okigami; Dr. José Henrique Bonfim; Dra. Priscila Machado; e a Dra. Danyelle Marini, diretora-tesoureira do CRF-SP e mediadora da mesa-redonda Prescrição farmacêutica para hipertrofia e perda de massa gorda: agentes ergogênicos on-labelDr. Henry Okigami; Dr. José Henrique Bonfim; Dra. Priscila Machado; e a Dra. Danyelle Marini, diretora-tesoureira do CRF-SP e mediadora da mesa-redonda Prescrição farmacêutica para hipertrofia e perda de massa gorda: agentes ergogênicos on-label

Especialista em Biotecnologia e Nutrição Esportiva, a farmacêutica Dra. Priscila Machado Gusela trouxe uma abordagem sobre substâncias bioativas, fitoterápicos e suplementos nutricionais na perda de massa gorda – agentes ergogênicos on-label. “Os agentes ergogênicos são aqueles que aumentam a performance esportiva, ou ainda melhoram nossa composição corporal ou a recuperação”, explicou a especialista.

Dentre os tipos de recursos ergogênicos citados por ela estão os macronutrientes, as substâncias utilizadas na hidratação e os eletrólitos; os suplementos nutricionais; e os fitoterápicos e os bioativos.

Outro membro do GT em Suplementos Alimentares do CFF presente no Simpósio foi o Dr. José Henrique Bonfim, que falou sobre os agentes utilizados na recuperação de atletas na prescrição farmacêutica para hipertrofia e perda de massa gorda. Como exemplos de compostos citados por ele estão o açafrão; tumérico; verbena limão; nitrato (beterraba em pó); e a cereja ácida (ginja).

Para fechar esses debates, o Dr. Henry Okigami trouxe informações técnicas sobre o exercício físico e o anabolismo, contextualizando de que forma o farmacêutico pode interagir em situações como: uso correto de produtos voltados ao anabolismo; tratamento e prevenção de lesões; exercícios como intervenção medicamentosa; exercícios como intervenção antienvelhecimento; e uso de ergogênicos de modo geral.

 

Preparações magistrais: Desenvolvimento no raciocínio para criação de formulações para o atleta

Dr. Alexandre Zambrotta; Dra. Rosana Kagesawa Motta (conselheira regional do CRF-SP e mediadora da mesa-redonda Prescrições magistrais: desenvolvimento no raciocínio para criação de formulações para o atleta); e Dr. Luiz MoreiraDr. Alexandre Zambrotta; Dra. Rosana Kagesawa Motta (conselheira regional do CRF-SP e mediadora da mesa-redonda Prescrições magistrais: desenvolvimento no raciocínio para criação de formulações para o atleta); e Dr. Luiz Moreira

A experiência como farmacêutico e empresário fundador de farmácia magistral focada em fórmulas personalizadas do Dr. Alexandre Zambrotta foi detalhada na última mesa-redonda. O profissional destacou que o farmacêutico pode orientar as pessoas, e não somente atletas, a adotarem o esporte como parte do estilo de vida, destacando seus benefícios para a saúde.

“Além deste, o farmacêutico esportivo tem grande relevância no desenvolvimento infantil, já que o esporte é fundamental para o crescimento saudável das crianças, pois podemos auxiliar na orientação sobre suplementação e nutrição adequadas”, afirmou o Dr. Alexandre.

Vice-coordenador do GTT de Suplementos Alimentares do CRF-SP, o Dr. Luiz Moreira encerrou as apresentações com a exposição de cases de produtos desenvolvidos por ele baseados no conceito Quality by Design, todos concebidos levando-se em consideração a qualidade, segurança e efetividade, como a bebida com Coq10; a barrinha, a bebida e o mufin proteico e etc;

(*A disponibilização na Academia Virtual de Farmácia fica sujeita às boas condições técnicas da gravação).

 

*** Este evento foi realizado em parceria com a Clínica Abbas. 

 

Renata Gonçalez

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS


Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

Icone do VLibras Widget. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.