Agência divulga alerta de risco com uso de medicamentos agonistas do receptor GLP-1 em anestesia geral

Agência divulga alerta de risco com uso de medicamentos agonistas de receptor GLP-1 em anestesia geralAgência divulga alerta de risco com uso de medicamentos agonistas de receptor GLP-1 em anestesia geralSão Paulo, 12 de setembro de 2024.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) solicitou aos detentores de registro de medicamentos agonistas do receptor GLP-1 (semaglutida, liraglutida, liraglutida + insulina degludeca, lixisenatida, tirzepatida e dulaglutida), substâncias que provocam o retardamento gástrico e que, portanto, incluam em bula o risco de aspiração em procedimentos com anestesia geral ou sedação profunda. A Agência quer ampliar a divulgação do risco e solicitou aos detentores de registro, ainda, uma carta aos profissionais de saúde com as orientações para o manejo do caso.

Por causa do risco verificado, o alerta da Anvisa recomenda que os profissionais de saúde devem adotar medidas para garantir a ausência de conteúdo gástrico residual antes da realização de procedimentos anestésicos.

Para a Dra. Patrícia Moriel, coordenadora do Comitê de Farmacovigilância do CRF-SP, o alerta da Anvisa é importante para que os profissionais de saúde que acompanham pacientes que necessitam de sedação fiquem atentos quanto ao uso desses agonistas do receptor GLP-1. “Uma vez que esses medicamentos fazem o retardamento do esvaziamento gástrico, o paciente que faz uso precisa ficar mais tempo de jejum para ter o esvaziamento completo ou então ficar sem usar esse medicamento por um período de tempo para ter certeza que não vai haver retenção gástrica e garantir que o estomago esteja esvaziado no momento da sedação”, analisou.

A nota afirma ainda que os pacientes tratados com semaglutida, liraglutida, lixisenatida, tirzepatida e dulaglutida devem informar o médico envolvido caso tenham uma cirurgia planejada. Além disso, todos os casos de ocorrência de eventos adversos a medicamentos deverão ser notificados no sistema VigiMed.

Clique aqui e leia o alerta da Anvisa.

Departamento de Comunicação CRF-SP

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!