Workshop Farmácia Clínica debate sobre a importância do cuidado farmacêutico centrado no paciente

Da esq. p/ dir.: Dr. Roberto Malta, Renato Pupo, Dra. Maria Luisa Rodrigues, Dr. Alípio do Carmo, Dra. Luciana Canetto, Dra. Danyelle Marini e Dr. Marcos Machado.Da esq. p/ dir.: Dr. Roberto Malta, Renato Pupo, Dra. Maria Luisa Rodrigues, Dr. Alípio do Carmo, Dra. Luciana Canetto, Dra. Danyelle Marini e Dr. Marcos Machado.São Paulo, 2 de setembro de 2024.

O evento Workshop Farmácia Clínica na Prática foi realizado no sábado (31/8), na Câmara Municipal de São José do Rio Preto. A iniciativa do ICTQ, com apoio do CRF-SP e CFF, ofereceu aos farmacêuticos da região palestras de especialistas que apresentaram informações úteis para profissionais na implantação ou gerenciamento adequado da farmácia clínica.

O evento começou com o Dr. Adriano Falvo, secretário-geral do CRF-SP, que falou sobre a Implementação de serviços farmacêuticos, aspectos legais. Durante sua apresentação ressaltou que a implementação de serviços traz mudanças para a realidade do profissional. “Implementar os serviços clínicos é uma coisa que motiva e inspira a mudança da postura para começar a executar algo diferente no estabelecimento, seja na farmácia ou no seu consultório, mas, para isso, é necessário seguir regras”, disse.Dr. Adriano Falvo e Dra. Lucianna CanettoDr. Adriano Falvo e Dra. Lucianna Canetto

Na sequência, apresentando a palestra Prescrição Eletrônica e a importância do serviço clínico, a Dra. Luciana Canetto, vice-presidente do CRF-SP, falou sobre os avanços da tecnologia no dia a dia da profissão. “Apesar de já existir a assinatura eletrônica em documentos públicos há muito tempo, em saúde pública a gente começou a falar em prescrição eletrônica na pandemia. O farmacêutico do futuro deve ser cuidador e tecnológico”, enfatizou.

Logo depois, a Dra. Danielle Marini, diretora tesoureira do CRF-SP, apresentou a palestra Anamnese Farmacêutica, contextualizando com um breve histórico e destacando a importância do tema para o cuidado ao paciente. “Quem trabalha na área clinica sabe que um dos maiores problemas que temos é a adesão terapêutica pelo paciente. Somos profissionais da saúde e nosso atendimento está focado no paciente, para isso, precisamos fazer o cuidado farmacêutico, ações e serviços para a prevenção, promoção e recuperação da saúde”, afirmou.Dra. Danyelle Marini e Dr. Marcos MachadoDra. Danyelle Marini e Dr. Marcos Machado

O próximo palestrante foi o Dr. Marcos Machado, conselheiro federal do CFF por São Paulo, falou sobre Implementação de exames em farmácias. “A RDC 786/23 da Anvisa permitiu que o farmacêutico possa fazer alguns exames nas farmácias. Ela está em revisão e estou participando desta construção. A resolução deve ter modificações para ajudar ainda mais e melhorar o entendimento do farmacêutico em relação ao tema”, destacou.

O Dr. Alípio do Carmo, coordenador dos cursos de farmácia da Unip, apresentou o tema Definição de interação medicamentosa e os cuidados que o farmacêutico precisa ter ao analisar uma prescrição.  “Se a gente não tiver um cuidado com o que foi prescrito, seu paciente pode até morrer e muitos de nós não temos essa noção”, chamou a atenção.Dr. Alípio do Carmo e Dr. Thiago de MeloDr. Alípio do Carmo e Dr. Thiago de Melo

Na última palestra do evento, apresentando o tema ”Desenvolvendo raciocínio clínico na prática farmacêutica” o público acompanhou os ensinamentos do Dr. Thiago Melo, conhecido nas redes sociais por abordar temas como interações medicamentosas, uso racional de medicamentos e Farmacologia de forma descontraída a cerca de 500 mil seguidores no Instagram (@farmaconapratica) e YouTube (Farmacologia na Prática).

O palestrante ofereceu ao público conhecimento técnico de forma didática e de fácil assimilação. “Tem sido um privilégio poder rodar aqui no Estado de São Paulo, já passamos por Araraquara, Ribeirão Preto e agora São José do Rio Preto para a gente abordar a importância do raciocínio clinico no exercício da profissão farmacêutica. É um novo momento, de abertura de consultórios farmacêuticos, atendimento de telefarmácia e isso exige do profissional mais apetite para aprender mais sobre o tema. Estamos aqui para discutir casos e trazer à tona esse assunto tão relevante para a profissão farmacêutica”, comentou.

Carlos Nascimento
Departamento de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS


Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.