Farmacêuticos da rede municipal de Santo André recebem certificados de conclusão da capacitação Cuidado Farmacêutico no SUS

Solenidade de entrega dos certificados de conclusão da capacitação Cuidado Farmacêutico no SUS foi realizada no Centro Universitário Anhanguera - campus Senador FláquerSolenidade de entrega dos certificados de conclusão da capacitação Cuidado Farmacêutico no SUS foi realizada no Centro Universitário Anhanguera - campus Senador Fláquer

 

Santo André, 30 de agosto de 2024.

Primeiro município do Estado de São Paulo a celebrar parceria com o Comitê de Apoio ao Serviço Público (Casp) do CRF-SP, Santo André realizou na manhã desta sexta-feira (30) a solenidade de entrega de certificados de conclusão da capacitação Cuidado Farmacêutico no SUS aos farmacêuticos da rede municipal de saúde. O evento ocorreu no auditório do Centro Universitário Anhanguera – campus Senador Fláquer, e celebrou os resultados obtidos com a ampliação da oferta dos serviços clínicos no município.

Na abertura, a coordenadora da Assistência Farmacêutica de Santo André, Dra. Claudia Baseio, apresentou um balanço com a evolução do departamento e detalhou como se deu a parceria com o CRF-SP.

Dra. Luciana Canetto (vice-presidente do CRF-SP) e Dra. Claudia Baseio (coordenadora da Assistência Farmacêutica da Prefeitura de Santo André)Dra. Luciana Canetto (vice-presidente do CRF-SP) e Dra. Claudia Baseio (coordenadora da Assistência Farmacêutica da Prefeitura de Santo André)

“Depois que fizemos a adesão ao curso ofertado pelo Conselho, em 2022, passamos a fazer reuniões em todos os serviços de saúde, envolvendo não só o gerente do serviço, mas toda a equipe, como enfermeiros, agentes comunitários e médicos, para que pudessem entender o que é o cuidado farmacêutico, um termo relativamente novo já que antes se usava atenção farmacêutica e não destacava muito os serviços clínicos que podiam ser realizados pelo farmacêutico”, disse a coordenadora.

Além disso, foi necessário também explicar às equipes sobre a necessidade de ter estrutura e consultório para atendimento. “Ou seja, um trabalho para sensibilizar a todos sobre a importância do cuidado farmacêutico”.

Um trabalho que valeu a pena, já que o município hoje colhe muitos resultados, enfatiza a Dra. Claudia. “Antes, muitos usuários nem sabiam que havia farmacêuticos nas unidades e muito menos que eles podiam passar por consulta farmacêutica. Nesse sentido, ainda estamos engatinhando pois há entraves que precisamos intervir, mas já observamos alguns resultados, pois quando o usuário vem e nos procura, vemos que estamos no caminho certo e que não vamos retroceder”.

A secretário municipal de Saúde de Santo André, Acácio Miranda, e a farmacêutica Dra. Suellen Rosa Lima Silva, que atua na UBS do Prq AndreenseA secretário municipal de Saúde de Santo André, Acácio Miranda, e a farmacêutica Dra. Suellen Rosa Lima Silva, que atua na UBS do Prq Andreense

Conquista pessoal

O secretário municipal de Saúde de Santo André, Acácio Mirando, prestigiou o evento e comentou a importância da capacitação: “O dia de hoje é motivo de orgulho para nós, de Santo André, por duas razões. Primeiro, pelo pioneirismo. Em segundo lugar, pelos nossos farmacêuticos que abraçaram este projeto como se fosse um projeto individual. Se fosse tratado com algo somente da gestão, talvez não desse tão certo, mas, a partir do momento que os profissionais trataram como uma conquista pessoal, o resultado é que somos a primeira cidade parceira do projeto do CRF-SP e agora somos exemplo para as demais”.

A vice-presidente do CRF-SP, Dra. Luciana Canetto, que coordena o Casp, acompanhou a solenidade e falou sobre os diferenciais da capacitação. “O Cuidado Farmacêutico no SUS é um curso diferenciado porque oferece a tutoria, pois não adianta trazer somente a parte teórica, é preciso saber lidar com a insegurança sobre como gestar e implementar os serviços. Tomamos muito cuidado com os professores que estariam com vocês nessa jornada, sendo sempre pessoas ligadas ao SUS, para que falassem a mesma ‘língua’”.

Oradora da turma andreense de farmacêuticos, a Dra. Suellen Rosa Lima Silva, que atua na UBS do Parque Andreense, deixou em seu discurso uma mensagem de reflexão aos colegas de profissão, sobre o quanto tem sido gratificante pôr em prática o cuidado farmacêutico no dia a dia: “Hoje, minha mensagem é para os meus colegas farmacêuticos que estão aqui, recebendo seus certificados. Vocês já pararam para pensar em quantas pessoas foram impactadas positivamente pelas visitas domiciliares ou consultas farmacêuticas, seja no grupo de tabagismo, no grupo de hiperdia, no saúde em movimento, ou em tantas tarefas que realizamos além da dispensação?”, indagou.

 

Renata Gonçalez

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS


Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.