Encontro Regionalizado chega a Araçatuba com debate sobre cuidado farmacêutico

Participantes no evento Encontro Regionalizado de Farmacêuticos de AraçatubaParticipantes no evento Encontro Regionalizado de Farmacêuticos de Araçatuba

São Paulo, 5 de agosto de 2024

O Encontro Regionalizado de Farmacêuticos de Araçatuba, realizado no último sábado, 3 de agosto, reuniu mais de 150 profissionais e acadêmicos da área. O evento, promovido pelo CRF-SP por meio das seccionais de Araçatuba, Adamantina, Bauru, Marília e Presidente Prudente, teve como tema "Cuidado Farmacêutico: Novas Abordagens e Desafios", promovendo a atualização profissional e o compartilhamento de conhecimentos entre os participantes.

O evento foi conduzido pela Dra. Aparecida de Fátima Michelin, delegada regional da seccional de Araçatuba do CRF-SP e contou com a participação de diversas autoridades e representantes de entidades farmacêuticas, incluindo o Dr. Luis Cezar Farias de Oliveira, coordenador do curso de Farmácia da Unip local, que iniciou a abertura oficial.

“É motivo de orgulho para nós que a Universidade ceda este espaço e contribua com a possibilidade de unir acadêmicos e profissionais, com o respaldo e suporte do Conselho, para trabalhar na construção não só do conhecimento, mas do aprimoramento da profissão farmacêutica”, afirmou.

Na sequência, Dr. Marcelo Polacow, presidente do CRF-SP, destacou aos participantes a importância do cuidado farmacêutico, tema central do evento. “O momento que estamos vivendo é crucial dentro da Farmácia, especialmente com a ampliação das atividades clínicas. Tenho certeza de que o perfil clínico do farmacêutico será um diferencial importante e um motor para o desenvolvimento da profissão, não só no Brasil, mas no mundo todo, como já vem acontecendo, elevando o farmacêutico a novos patamares. ”

Dr. Luis Cezar Farias de Oliveira, Dr. Marcelo Polacow, Dra. Danyelle Marini e Dr. Adriano FalvoDr. Luis Cezar Farias de Oliveira, Dr. Marcelo Polacow, Dra. Danyelle Marini e Dr. Adriano Falvo

A Dra. Danyelle Marini, diretora-tesoureira do CRF-SP, também ressaltou a relevância do tema escolhido. “Precisamos entender que o farmacêutico que atuava apenas como entregador de caixa não se encaixa mais na realidade atual da nossa profissão. O ato de dispensação é humanizado; o farmacêutico não apenas entrega o medicamento, mas orienta o paciente. Para realizar essa dispensação é necessário desenvolver um raciocínio clínico, que está fundamentado no cuidado farmacêutico”, apontou.

Por fim, Dr. Adriano Falvo, secretário-geral do CRF-SP, informou aos presentes que o Conselho tem investido fortemente em capacitação profissional, com mais de 120 ações de atualização nos últimos seis meses, incluindo webinares, eventos presenciais, cursos online e podcasts e que levar os debates para todas as regiões é uma forma de ampliar e democratizar essas atualizações para todos.

Para dar início as palestras, Dra. Aline Palmeira dos Santos discutiu os desafios da implementação da dose unitária na área hospitalar, destacando elementos-chave que influenciam o sistema de utilização de medicamentos, como informações relacionadas ao paciente, ao medicamento, comunicação, rotulagem, armazenamento, aquisição e monitoramento de dispositivos.

Em seguida foi a vez do Dr. Décio Gomes de Oliveira, que falou sobre as práticas integrativas em saúde e apresentou sua ampla experiência com plantas medicinais. “O farmacêutico precisa atuar desde o cultivo das plantas medicinais, garantindo assim a qualidade dos insumos que irão para a indústria, distribuição, transporte e dispensação. ”

Dra. Aparecida de Fátima Michelin, Dra. Luciana Canetto, Dra. Aline Palmeira dos Santos e Dr. Décio Gomes de OliveiraDra. Aparecida de Fátima Michelin, Dra. Luciana Canetto, Dra. Aline Palmeira dos Santos e Dr. Décio Gomes de Oliveira

A vice-presidente do CRF-SP, Dra. Luciana Canetto Fernandes, fez parte da renomada lista de ministrantes e apresentou a ampliação do protagonismo do farmacêutico no SUS e a prescrição de produtos de cannabis medicinal. “No Sistema Único de Saúde, a assistência farmacêutica é responsável por garantir à população o acesso a medicamentos eficazes, seguros e de qualidade considerados essenciais, promovendo seu uso racional”, destacou.

No segundo período, após intervalo para networking, foi a vez da Dra. Karina Soeiro Prestes Ferreira e o Dr. Ricardo Hideyoshi Kitamura, farmacêutica magistral com foco em cosméticos e médico dermatologista, respectivamente, discutirem a importância do tratamento personalizado na saúde, abordando tópicos como suplementos, medicamentos e cosmetologia dermatológica.

Dra. Karina falou sobre a interação e a confiança médico-farmacêutico para personalização do tratamento. “O segredo do sucesso é a confiança mútua e conhecimento da importância do trabalho multidisciplinar na terapia personalizada”, disse.

Dr. Ricardo também falou da importância desse trabalho conjunto entre os profissionais: “Entre os benefícios da associação médico-farmacêutico magistral na prática dermatológica estão os tratamentos individualizados, o acesso a formulações inovadoras, o monitoramento e ajuste contínuo, a melhora da adesão ao tratamento e, principalmente, o foco na segurança do paciente”.

Para finalizar as apresentações, Dr. Samuel Pereira Pires trouxe a gestão associativista como modelo de negócios. “Este modelo contribui com melhorias e padronização nas áreas de estoque, mix de produtos, layoutização, treinamentos, organização financeira/vendas e investimentos”, explicou.

Dr. Ricardo Hideyoshi Kitamura, Dra. Karina Soeiro Prestes e Dr. Samuel Pereira PiresDr. Ricardo Hideyoshi Kitamura, Dra. Karina Soeiro Prestes e Dr. Samuel Pereira Pires

Os moderadores das atividades foram a Dra. Mariane Machado Curbette Polo, delegada regional adjunta da seccional de Araçatuba, a Dra. Luciane Tiburtino da Silva, delegada regional da seccional de Marília, o Dr. Luiz Fernando Masselli Turini, delegado regional da seccional de Bauru, e o Dr. M arco Aurélio Poe Santana, farmacêutico da região, que facilitaram as discussões entre os palestrantes e o público.

Também marcaram presença as coordenadoras dos cursos de Farmácia da UniSALESIANO de Araçatuba, Dra. Ana Carolina Lima Frade Gomes, e da Unilins, Dra. Alessandra Domingos Silva.

Monica Neri

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.