Workshop sobre farmácia clínica oferece conhecimento para os profissionais de Araraquara e região

Da esq. p/ dir.: Dr. Evandro Yashuda, delegado regional, Bruno Alves, gerente de marketing ICTQ, Dr. Alípio do Carmo, Dra. Danielle Marini, Dra. Luciana Canetto, Dr. Thiago de Melo e Dr. Marcos MachadoDa esq. p/ dir.: Dr. Evandro Yashuda, delegado regional, Bruno Alves, gerente de marketing ICTQ, Dr. Alípio do Carmo, Dra. Danielle Marini, Dra. Luciana Canetto, Dr. Thiago de Melo e Dr. Marcos MachadoSão Paulo 24 de junho de 2024.

O evento Workshop Farmácia Clínica na Prática foi realizado no sábado (22/6), no auditório da Associação Canasol, em Araraquara. A iniciativa do ICTQ, com apoio do CRF-SP e CFF, ofereceu aos farmacêuticos da região palestras de especialistas que apresentaram informações úteis para profissionais na implantação ou gerenciamento adequado da farmácia clínica.

A primeira discussão foi conduzida pelo Dr. Adriano Falvo, secretário-geral do CRF-SP, que falou sobre a Implementação de serviços farmacêuticos. Durante sua apresentação ressaltou que a implementação de serviços traz mudanças para a realidade do profissional. “Isso acontece porque você deixa de lado o comercial e passa a tratar da humanização e do cuidado com o paciente”, disse.Da esq. p/ dir.: Dr. Adriano Falvo, Dra. Luciana Canetto e Dra. Danyelle MariniDa esq. p/ dir.: Dr. Adriano Falvo, Dra. Luciana Canetto e Dra. Danyelle Marini

Na sequência, apresentando a palestra Prescrição Eletrônica e a importância do serviço clínico, a Dra. Luciana Canetto, vice-presidente do CRF-SP, falou sobre a necessidade de aliar o cuidado farmacêutico com o uso cada vez mais presente da tecnologia no dia a dia da profissão. “O farmacêutico do futuro é cuidador e tecnológico. Por isso, a gente terá que correr atrás das ferramentas que a gente desconhece. Ainda há muitas dúvidas sobre a prescrição eletrônica e é importante esclarecê-las”, disse.

Logo depois, a Dra. Danielle Marini, diretora tesoureira do CRF-SP, apresentou a palestra Anamnese Farmacêutica, destacando a importância do tema para o cuidado ao paciente. “Não é possível implantar o cuidado se a gente não falar em semiologia farmacêutica e do processo de anamnese”, afirmou.

Para falar sobre Implementação de exames em farmácias, o palestrante foi o Dr. Marcos Machado, conselheiro federal por São Paulo do CFF. “A RDC 786/23 da Anvisa trouxe uma grande novidade pois, antes dela, era possível fazer alguns exames nas farmácias, mas não existia normatização e isso gerava muita confusão. A vantagem é que a normatização trouxe regras que precisam ser cumpridas de forma organizada”, destacou.Da esq. p/ dir.: Dr. Marcos Machado, Dr. Alípio do Carmor e Dr. Thiago de MeloDa esq. p/ dir.: Dr. Marcos Machado, Dr. Alípio do Carmor e Dr. Thiago de Melo

O Dr. Alípio do Carmo, coordenador dos cursos de farmácia da Unip, apresentou o tema Definição de interação medicamentosa.  “Cada doente se comporta de forma diferente. Não adianta estabelecer um plano de interação medicamentosa para a doença, mas para o paciente”, afirmou o palestrante.

O último tema do evento: Desenvolvendo raciocínio clínico na prática farmacêutica foi apresentado pelo Dr. Thiago Melo, conhecido nas redes sociais por abordar temas como interações medicamentosas, uso racional de medicamentos e Farmacologia de forma descontraída a mais de 460 mil seguidores no Instagram (@farmaconapratica) e YouTube (Farmacologia na Prática).Dr. Thiado de Melo encerrando de forma descontraída sua apresentaçãoDr. Thiado de Melo encerrando de forma descontraída sua apresentação

Numa apresentação repleta de analogias, Dr. Thiago ofereceu ao público conhecimento técnico de forma didática e de fácil assimilação. “É muito bom a gente ter o aspecto teórico na cabeça, mas está na hora de arregaçar as mangas. Hoje temos várias possibilidades de atuação e vejo o farmacêutico como um surfista, com o braço malhado, com uma boa prancha e quando vir a onda, não podemos deixa-la passar. Temos as condições favoráveis para que o farmacêutico dê um passo à frente. Se não soubermos surfar essa onda, pode vir um ato médico e cortar todo o sonho para o atendimento direto com o paciente”, comentou.


Carlos Nascimento
Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.