Workshop aborda dispensação e cuidado farmacêutico na Cannabis Medicinal no SUS

Deputado Estadual Caio França e vice-presidente do CRF-SP, Dra. Luciana Canetto, durante abertura do evento. Abaixo Dra. Luciana e Deputado Caio França estão com a coordenadora do Comitê de Cannabis Medicinal, Dra. Margarete Kishi e com a membro do Comitê, Dra. Priscila DejusteDeputado Estadual Caio França e vice-presidente do CRF-SP, Dra. Luciana Canetto, durante abertura do evento. Abaixo Dra. Luciana e Deputado Caio França estão com a coordenadora do Comitê de Cannabis Medicinal, Dra. Margarete Kishi e com a membro do Comitê, Dra. Priscila Dejuste

São Paulo, 13 de junho de 2024

O CRF-SP promoveu na última quarta-feira, 12/6, um Workshop dedicado à discussão sobre a dispensação de produtos de Cannabis Medicinal no Estado de São Paulo pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O evento ocorreu na sede do CRF-SP, em São Paulo, e contou com transmissão ao vivo para os farmacêuticos. Ao todo mais de 350 profissionais acompanharam o evento, entre o formato on-line e presencial.

Este evento foi concebido pelo Comitê de Cannabis Medicinal do CRF-SP após a regulamentação da Lei Estadual 17.618/23, proposta pelo Deputado Estadual Caio França (PSB), aprovada em dezembro de 2022 pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e sancionada em 2023 pelo governador do Estado Tarcísio de Freitas, visando regulamentar a distribuição de Canabidiol no Estado de São Paulo por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A legislação beneficia pacientes com prescrição para o tratamento de epilepsias farmacorresistentes, como a Síndrome de Dravet, Lennox-Gastaut e o Complexo de Esclerose Tuberosa.

O Deputado Estadual Caio França esteve presente no evento, compartilhando o histórico desde a concepção do projeto até sua aprovação na Alesp, além da sanção do governador e, finalmente, a Resolução com o Procoloco Clínico para que a dispensação seja realizada a partir de agora nas farmácias públicas do Estado, destacando, ainda, a importância do papel do farmacêutico e a participação ativa do CRF-SP na Frente Parlamentar em Defesa da Cannabis Medicinal e do Cânhamo Industrial da Assembleia Legislativa de São Paulo.

Palestrantes: Vice-presidente do CRF-SP, Dra. Luciana Canetto e farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde Dra. Renata ZaidanPalestrantes: Vice-presidente do CRF-SP, Dra. Luciana Canetto e farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde Dra. Renata Zaidan

A Dra. Luciana Canetto Fernandes, vice-presidente do CRF-SP, ministrou a primeira palestra, abordando o cuidado farmacêutico e a dispensação de produtos de Cannabis Medicinal. Ela destacou a importância do cuidado farmacêutico para prevenir e resolver problemas da farmacoterapia, promover o uso racional dos medicamentos e proteger a saúde dos pacientes.

Em seguida, a Dra. Renata Zaidan, farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde, discorreu sobre o Protocolo Clínico Estadual e Diretrizes Terapêuticas aprovadas pela Resolução SS nº 107/2024, fornecendo orientações para a prescrição e sistematização do fluxo para solicitação, dispensação no SUS do Canabidiol para o tratamento de epilepsias farmacorresistentes nas farmácias do Estado de São Paulo.

A Dra. Priscila Dejuste, conselheira do CRF-SP e membro do Comitê de Cannabis Medicinal do Conselho, abordou os aspectos regulatórios dos produtos de Cannabis Medicinal, destacando possibilidades como a autorização sanitária de Produtos de Cannabis, a importação individual de Canabidiol e o registro como medicamento. Ela enfatizou também como papel do farmacêutico a necessidade do monitoramento, do cuidado com a rotulagem e com o folheto informativo e o acompanhamento farmacêutico dos pacientes.

Palestrantes: Dra. Priscila Dejuste, conselheira do CRF-SP e membro do Comitê de Cannabis Medicinal do Conselho e  Dra. Margarete Akemi Kishi, coordenadora do Comitê de Cannabis Medicinal do CRF-SPPalestrantes: Dra. Priscila Dejuste, conselheira do CRF-SP e membro do Comitê de Cannabis Medicinal do Conselho e Dra. Margarete Akemi Kishi, coordenadora do Comitê de Cannabis Medicinal do CRF-SP

Encerrando o Workshop, a Dra. Margarete Akemi Kishi, coordenadora do Comitê de Cannabis Medicinal do CRF-SP, falou sobre o uso farmacológico  e anunciou que o Comitê irá produzir um material para auxiliar na dispensação desses produtos para os farmacêuticos, com atenção à importância do cuidado e da responsabilidade na dispensação para garantir o bem-estar dos pacientes.

Assista aos vídeos do Deputado Caio França, da vice-presidente do CRF-SP, Dra. Luciana Canetto e da coordenadora do Comitê de Cannabis Medicinal do CRF-SP, Dra. Margarete Akimi Kishi:

Monica Neri
Departamento de Comunicação CRF-SP

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!