Piso salarial do farmacêutico é aprovado na Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados

A deputada federal Alice Portugal, o presidente do CFF, Dr. Walter Jorge e o conselheiro federal por SP Dr. Marcos MachadoA deputada federal Alice Portugal, o presidente do CFF, Dr. Walter Jorge e o conselheiro federal por SP Dr. Marcos Machado

São Paulo, 12 de junho de 2024.

Após muito trabalho junto aos parlamentares, o Projeto de Lei nº 1559/21, que estabelece o piso salarial dos farmacêuticos, foi aprovado por unanimidade nesta quarta-feira, 12, na Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados.

Confira mensagem por vídeo do presidente do CRF-SP, Dr. Marcelo Polacow.

O CRF-SP estava representado pelo seu conselheiro federal, Dr. Marcos Machado, que ressaltou o trabalho para que o PL fosse incluído na pauta de votação ainda hoje. “Estamos na luta há algum tempo. Não podemos deixar de exaltar a perseverança e a força da deputada Alice Portugal e do Dr. Walter Jorge, presidente do CFF. Tudo indicava que não seria votado hoje, mas em conversa com o relator, o deputado federal Airton Faleiro e o presidente da mesa, o deputado Alexandre Lindenmeyer, e conseguiram a inclusão por meio de requerimento. Todos os conselheiros contribuíram, nós de São Paulo, fizemos um excelente trabalho para essa conquista importante”, destacou.

Votação na Comissão de Trabalho aconteceu na manhã desta quarta-feira, 12Votação na Comissão de Trabalho aconteceu na manhã desta quarta-feira, 12

Com o voto favorável do relator, os demais parlamentares presentes aprovaram o Projeto. Durante a sessão na Comissão de Trabalho, o deputado federal Túlio Gadelha, autor do requerimento para a inclusão da votação na pauta de hoje, pediu a palavra e demonstrou a importância do farmacêutico. “Sei o quanto é valorosa essa profissão. São profissionais que sabem o efeito de cada medicamento. Os farmacêuticos em várias cidades nesse país recebem pouco mais de um salário mínimo, mesmo tendo concluído o ensino superior e cumprido carga horária nas farmácias, hospitais e outros estabelecimentos. Esse projeto é de importância para a saúde pública. Ter um farmacêutico sendo valorizado é fundamental para uma saúde de qualidade e para que tenhamos controle sobre o uso de medicamentos”, ressaltou.

O deputado federal Túlio Gadelha defendeu a aprovação do PL sobre o piso salarial do farmacêuticoO deputado federal Túlio Gadelha defendeu a aprovação do PL sobre o piso salarial do farmacêutico

Já a deputada federal e farmacêutica Alice Portugal destacou “é uma profissão milenar que tem várias especialidades, mas a sua natureza essencial é a assistência farmacêutica. É o olho no olho com o paciente e essa casa legislativa se esmerou para dar um novo sentido à farmácia. Aprovamos em 2014 a nova lei da farmácia brasileira, antes os jovens profissionais eram assediados a assinarem a responsabilidade e não comparecerem. Essa geração de hoje, junto aos conselhos regionais, federais, sindicatos, esse coletivo unido, cada um com seu papel conseguiu construir a consciência de que era necessário ter o farmacêutico nos três turnos. Hoje entramos em uma farmácia e tem farmacêutico para orientar sobre o uso de medicamentos, a não conjugar com certos alimentos, e nada mais do que justo pleitear um piso salarial básico”.

O CRF-SP ao lado do Conselho Federal de Farmácia e demais entidades farmacêuticas somam mais de 160 dias de luta junto aos parlamentares para que o PL avançasse. Foram visitas, conversas, eventos de mobilização da categoria para que o piso salarial fosse uma realidade ao farmacêutico que atua nas mais diversas áreas.

O PL segue agora para a Comissão de Administração e Serviço Público (CASP). Seguimos vigilantes e na luta pela aprovação do piso salarial até a última etapa.

Conselhos regionais e entidades farmacêuticas de todo o país unidos pela aprovação do piso salarial Conselhos regionais e entidades farmacêuticas de todo o país unidos pela aprovação do piso salarial

Clique para acessar a votação na Câmara do Trabalho

Thais Noronha

Departamento de Comunicação CRF-SP

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!