CRF-SP participa do Encontro Nacional de Parcerias Público-Privadas, em São Sebastião

CRF-SP presente no 7° Conexidades com participação de diretores, colaboradores e voluntários. Assistência farmacêutica na saúde pública em pautaCRF-SP presente no 7° Conexidades com participação de diretores, colaboradores e voluntários. Assistência farmacêutica na saúde pública em pauta

São Paulo, 10 de junho de 2024

O CRF-SP marcou presença no 7º Conexidades - Encontro Nacional de Parcerias Público-Privadas - promovido pela Multiplicidades, realizado entre 4 e 8 de junho, em São Sebastião. O evento atraiu mais de 5.500 participantes ao longo de cinco dias, contando com a presença de mais de cem expositores, incluindo entidades públicas, municípios e empresas privadas, em um pavilhão com quase 7 mil metros quadrados. O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, também esteve presente.

O Conselho montou um estande que exibiu materiais gráficos demonstrando o papel essencial da assistência farmacêutica e da entidade para o Estado de São Paulo e para a saúde pública. Além disso, diretores, colaboradores e outros voluntários participaram, apresentando ações e projetos.

Dentre as iniciativas expostas, foi destacado o trabalho do Comitê de Apoio ao Serviço Público (Casp), que oferece assistência gratuita a municípios, capacitando os farmacêuticos da saúde pública com foco na farmácia clínica. Também foi apresentado o Comitê Parlamentar, composto por farmacêuticos que atuam como parlamentares no Estado de São Paulo, com o objetivo de atuar ativamente na aprovação de normas importantes para a saúde pública e para a profissão farmacêutica.

Os representantes do Conselho apresentaram minutas de projetos de lei aos vereadores, prefeitos e secretários de Saúde, elaborados pelo CRF-SP, abrangendo a assistência farmacêutica, o uso racional de medicamentos e a ampliação dos serviços ao público nas farmácias, além de discutirem a possibilidade de oferecer assistência gratuita aos municípios que querem se regularizar em relação a presença de farmacêuticos em todas as unidades com dispensação de medicamentos, com a finalidade de promover o atendimento humanizado e especializado aos pacientes, o acompanhamento farmacoterapêutico, a redução de interações por uso incorreto de medicamentos e da judicialização em saúde, entre outros benefícios da assistência farmacêutica integral.

A diretora-tesoureira do CRF-SP, Dra. Danyelle Marini, também concedeu uma entrevista durante o evento.

Confira a fala da Dra. Danyelle Marini sobre a participação do CRF-SP no 7º Conexidades:

Assista aos recados de membros do Casp durante o evento: