Evento na Alesp celebra um ano da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica

 

Da esq. p/ dir.: André Carvalho, assessor parlamenta, Dr. Marcelo Polacow,, presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado, conselheiro federal (CFF) e Paulo Ferreira, assessor parlamentarDa esq. p/ dir.: André Carvalho, assessor parlamenta, Dr. Marcelo Polacow,, presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado, conselheiro federal (CFF) e Paulo Ferreira, assessor parlamentarSão Paulo, 9 de maio de 2024.

O auditório Teotônio Vilella, na Assembleia Legislativa de São Paulo, foi o palco para o ato solene em comemoração de um ano de lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica e ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, na noite desta quarta-feira (8/5).

O evento foi um importante marco para celebrar uma iniciativa inédita de um trabalho voltado para discutir e propor ações para fortalecimento e ampliação da assistência farmacêutica, aprimorar a legislação e as políticas públicas que tratam do assunto, trazendo benefícios aos profissionais envolvidos, mas, principalmente contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população do Estado de São Paulo.Dr. Marcelo Polacow entrega o relatório da Frente Parlamentar ao assessor André CarvalhoDr. Marcelo Polacow entrega o relatório da Frente Parlamentar ao assessor André Carvalho

O Dr. Marcelo Polacow abriu a cerimônia enfatizando a importância da data festiva e apoio do deputado Thiago Auricchio, parlamentar que coordenou as propostas da política de assistência farmacêutica dentro da casa legislativa. O trabalho foi consolidado em um relatório que foi entregue para os deputados da Alesp e recebido simbolicamente por André Carvalho, assessor do deputado Thiago Auricchio, que infelizmente não pode comparecer ao evento.

“Sinto-me grato e lisonjeado por estar aqui e comemorar com vocês este primeiro ano da Frente Parlamentar. A defesa da sociedade e de seus direitos é um papel de todo cidadão, especialmente desta casa, que representa a vontade do povo. Nesta casa, a defesa da sociedade toma uma dimensão muito mais significativa”, disse Polacow.Dra. Luciana Canetto e Dr. Leoberto Costa TavaresDra. Luciana Canetto e Dr. Leoberto Costa Tavares

A mesa de abertura do evento contou ainda com as presenças do Dr. Marcos Machado, conselheiro federal por São Paulo, representando também a diretoria do Conselho Federal de Farmácia (CFF), André Carvalho, representando o deputado Thiago Auricchio, e Paulo Ferreira, representando a vereadora Edir Sales.

Em seguida, farmacêuticos coordenadores de grupos de trabalho da Frente Parlamentar fizeram breves apresentações sobre as ações desenvolvidas. Dra. Luciana Canetto, vice-presidente do CRF-SP falou sobre as necessidades do grupo de trabalho que discute a assistência farmacêutica em saúde pública, do qual é coordenadora. “Estamos aqui para unir forças com os órgãos públicos e demais entidades para fortalecer o cuidado farmacêutico no SUS. Contamos com os farmacêuticos para somar nessa luta”, comentou.Dra. Priscila Dejuste e Dra. Maria José Martins de SouzaDra. Priscila Dejuste e Dra. Maria José Martins de Souza

O Dr. Leoberto Costa Tavares falou em nome do grupo de trabalho que coordena para discutir ações de estímulo à instalação de indústrias produtoras de insumos farmacêuticos ativos (IFAs) no Estado de São Paulo. “É um evento que esperamos que seja o primeiro de uma série. Nosso objetivo, em especial do grupo de IFAs, é fomentar ideias para que a gente faça a retomada da reindustrialização no Estado de São Paulo, no tocante à fabricação de fármacos para nossa população”, concluiu.

O grupo de trabalho para discutir ações de incentivo à disponibilização de Práticas Integrativas e Complementares (PICs) no serviço público de saúde foi representado pela sua coordenadora, Dra. Priscila Dejuste, que também é conselheira do CRF-SP. “É um momento extremamente importante para as práticas integrativas complementares, fizemos um ciclo de palestras e um movimento muito importante para implementá-las. Sou da área de suplementos alimentares e estamos incluindo a área de alimentos junto com as PICs”, disse.Público presente, representantes de entidades e do poder público reunidos para foto final do evento Público presente, representantes de entidades e do poder público reunidos para foto final do evento

Já a coordenadora Dra. Maria José Martins de Souza falou em nome do grupo de trabalho para fortalecimento da Fundação para o Remédio Popular (Furp) e ampliação da sua posição estratégica nas políticas públicas de saúde. “Devemos buscar consenso sobre o papel da Furp nas políticas públicas através do envolvimento dos gestores estaduais e federais para impulsionar alternativas e novas estratégias, reorganização dos processos internos e adotar um modelo gerencial que apoie o desenvolvimento da instituição com eventual alteração da estrutura da Fundação”, afirmou.

Circuito das PICs

Durante a tarde desta quarta-feira (8) ainda na Alesp, a Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica promoveu, com o apoio do CRF-SP e da Alesp, o Circuito das PICs. A ação teve o objetivo de divulgar à população as práticas integrativas complementares no contexto do cuidado à saúde, bem como possibilitar aos farmacêuticos a oportunidade de ampliar seus conhecimentos acerca dessas áreas de atuação,

Clique aqui e saiba mais


Carlos Nascimento
Departamento de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS


Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.