Encontro Paulista teve música e debates sobre a atuação do farmacêutico para o bem-estar do paciente

 

Auditório lotado para acampanhar a programação do XXiV Encontro Paulista de FarmacêuticosAuditório lotado para acampanhar a programação do XXiV Encontro Paulista de FarmacêuticosSão Paulo, 22 de janeiro de 2024.

A comemoração do Dia do Farmacêutico contou mais uma vez com o tradicional Encontro Paulista de Farmacêuticos, que em sua vigésima quarta edição teve como tema "O farmacêutico e o bem-estar do paciente". O evento, que ocorre anualmente como uma maneira de homenagear não apenas os farmacêuticos paulistas, mas também os de outros estados, foi realizado no sábado, 20 de janeiro, no auditório da Universidade Paulista (Unip Vergueiro), com lotação máxima.

Para contextualizar o tema do encontro, o Dr. Marcelo Polacow, presidente do CRF-SP, afirmou em sua apresentação que as farmácias do mundo todo vêm buscando o trabalho do farmacêutico focado no bem-estar em oito dimensões: ambiental, emocional, financeiro, social, espiritual, ocupacional, físico e intelectual. "O mercado de bem-estar é até maior do que o mercado farmacêutico, proporcionando aos profissionais um vasto campo de atuação", disse.

Dr. Marcelo Polacow, presidente do CRF-SP, durante sua apresentaçãoDr. Marcelo Polacow, presidente do CRF-SP, durante sua apresentação

Ainda na abertura do evento, a Dra. Luciana Canetto Fernandes, vice-presidente do CRF-SP, destacou a importância da atuação profissional. "Farmacêuticos são como anjos vestidos de branco; não possuímos asas, mas auxiliamos na proteção, orientação e atendimento às pessoas com as quais nos relacionamos."

Para o Dr. Adriano Falvo, secretário-geral do CRF-SP, "ser farmacêutico é carregar um conjunto de habilidades e competências, mas ter amor por uma profissão digna de respeito da sociedade". Já a Dra. Danyelle Cristine Marini, diretora-tesoureira do CRF-SP, afirmou que todos os farmacêuticos enfrentam desafios, mas a diretoria do CRF-SP está ciente e luta por todos. "Temos que ter orgulho da profissão", concluiu.
Da esq. p/ dir: Dr. Alexandre Bechara, Dra. Luciana Canetto, Dr. Marcelo Polacow, Dra. Danyelle Marini e Dr. Adriano FalvoDa esq. p/ dir: Dr. Alexandre Bechara, Dra. Luciana Canetto, Dr. Marcelo Polacow, Dra. Danyelle Marini e Dr. Adriano Falvo

Ainda durante a abertura do evento, o Dr. Alexandre Bechara, coordenador auxiliar do curso de Farmácia da Unip, representando o Dr. Alípio do Carmo, coordenador geral, deu as boas-vindas e disse que foi um prazer acolher novamente o Encontro. "Hoje é um dia repleto de atividades para a gente somar em nossa bagagem científica, pessoal e confraternizar com música e arte, celebrando o nosso dia", comentou.

Pessoas transformam o mundo

O músico Marco Túlio Lara, da banda Jota QuestO músico Marco Túlio Lara, da banda Jota Quest

Uma das atrações mais aguardadas foi a participação do compositor, guitarrista e cofundador da banda Jota Quest, Marco Túlio Lara, que parabenizou os farmacêuticos pelo seu dia e, em uma apresentação permeada de música e relatos de sua trajetória, emocionou o público presente. Ele contou, por exemplo, como superou uma depressão, abriu mão de uma carreira na área de engenharia para se dedicar à sua banda, e como o nascimento dos filhos transformou sua visão do mundo. "Isso não é uma palestra, não é um show, é um encontro para a gente se conhecer mais. Trago algumas experiências da minha vida, alguns questionamentos, inquietudes e músicas, que não são aleatórias, mas que cantam parte do que conto aqui", relatou.

Depressão, ansiedade e stress

Na sequência, o painel "Bem-estar e saúde mental: depressão, ansiedade e stress" abordou o tema a partir de três abordagens: nutracêuticos, plantas medicinais e fitoterápicos e medicamentosa. A atividade teve a mediação conduzida pela Dra. Danyelle Marini.
Da esq. p/ dir.: Dr. Luiz Fernando Moreira, Dr. Leadro de Albuquerque Medeiros, Dra. Danyelle Marini e Dr. Paulo CalebDa esq. p/ dir.: Dr. Luiz Fernando Moreira, Dr. Leadro de Albuquerque Medeiros, Dra. Danyelle Marini e Dr. Paulo Caleb

Para falar sobre os nutracêuticos, o Dr. Luiz Fernando Moreira, vice-coordenador do Grupo Técnico de Trabalho de Suplementos Alimentares do CRF-SP, ressaltou a importância da prescrição de suplementos pelo profissional farmacêutico na otimização do desempenho físico e mental associado a exercício físico ou não, e na farmacoterapia, com o objetivo de potencializar os resultados clínicos de medicamentos, bem como prevenir ou reduzir reações adversas.

Na sequência, o Dr. Leandro de Albuquerque Medeiros, especialista em fitoterapia, farmacologia e farmacoepidemiologia, e membro do Grupo de Trabalho em Suplementos Alimentares do Conselho Federal de Farmácia, falou sobre a abordagem das plantas medicinais e fitoterápicos. "Nós, farmacêuticos, somos os profissionais mais habilitados do ponto de vista da formação a trabalhar com fitoterapia. Quando um paciente chega e tem uma preferência por um determinado produto natural, é nosso papel fazer uma organização para que a gente não abra mão do uso racional de medicamentos", ponderou.

Para concluir o painel, falando sobre abordagem medicamentosa, o encontro teve a participação do vice-coordenador do Grupo Técnico de Trabalho de Farmácia Clínica do CRF-SP, Dr. Paulo Caleb, que lembrou que o modelo de prática da farmácia clínica está voltado para o cuidado farmacêutico. "Em casos de ansiedade e depressão crônicos, a intervenção farmacêutica pode salvar vidas", afirmou.

Distúrbios metabólicos, diabetes e obesidade

Da esq. p/ dir.: Dra. Mariana Torquato, Dr. Victor Doneida, Dra. Kenya Pereira Macedo dos Santos e Dr. Adriano FalvoDa esq. p/ dir.: Dra. Mariana Torquato, Dr. Victor Doneida, Dra. Kenya Pereira Macedo dos Santos e Dr. Adriano Falvo

Para debater o tema 'Tratamentos inovadores em distúrbios metabólicos, diabetes e obesidade', a atividade contou com a mediação do Dr. Adriano Falvo e abordou os aspectos das plantas medicinais e fitoterápicos, dos medicamentos e dos probióticos.

O painel foi iniciado pela apresentação da médica Dra. Mariana Torquato, que discutiu a abordagem medicamentosa. 'Hoje, vemos as doenças metabólicas interligadas, como uma síndrome cardio-renal-metabólica, que se inter-relaciona e influencia umas às outras', exemplificou.

A abordagem das plantas medicinais e fitoterápicos foi realizada pelo Dr. Victor Doneida, especialista e consultor na equipe gestora da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do Ministério da Saúde. Ele apresentou associações que podem ser utilizadas e dispensadas pelos farmacêuticos, enquanto técnicos e responsáveis por terapêuticas no sistema de saúde para os pacientes.

A Dra. Kennya Macedo Pereira dos Santos, membro do Grupo Técnico de Trabalho de Suplementos Alimentares e do Comitê de Ações Afirmativas para Igualdade Racial do CRF-SP, abordou o tema dos probióticos. "O objetivo do emagrecimento é estar saudável. Quando pensamos em síndrome metabólica, pensamos sobretudo em inflamação, que vem do nosso estilo de vida tóxico e das substâncias que fazem parte da nossa comida", afirmou.

Lançamento do folder Cannabis medicinalDra. Margarete Akemi e Dr. João Paulo Perfeito, no lançamento do folder “Cannabis medicinal - Uso medicinal de produtos e medicamentos derivados da planta Cannabis sativa”Dra. Margarete Akemi e Dr. João Paulo Perfeito, no lançamento do folder “Cannabis medicinal - Uso medicinal de produtos e medicamentos derivados da planta Cannabis sativa”Antes do início do último painel do dia, houve o lançamento do folder “Cannabis medicinal - Uso medicinal de produtos e medicamentos derivados da planta Cannabis sativa”, elaborado pelo Comitê de Cannabis Medicinal do CRF-SP em parceria com a Anvisa. O anúncio do material coube à Dra. Margarete Akemi Kishi, coordenadora do Comitê do Conselho, e ao Dr. João Paulo Silvério Perfeito, gerente da área de registro de medicamentos específicos, fitoterápicos, dinamizados, notificados e gases medicinais da Anvisa. “Esse folder é o primeiro de uma série de materiais que iremos produzir de forma técnica e científica, com uma equipe composta não só por farmacêuticos, como também por outros profissionais da saúde para trazer informações corretas à população”, disse a Dra. Margarete.

Clique aqui e acesse o material.

Painel Cannabis medicinal: evidências científicas e perspectivas

Logo depois, teve início o Painel Cannabis medicinal: evidências científicas e perspectivas, com mediação da Dra. Luciana Canetto. A primeira apresentação foi do Dr. Wellington Briques, médico especialista em Medicina Integrativa e em Medicina Canabinóide, que trouxe a contextualização histórica da utilização da cannabis pela humanidade, sua vinda para o Brasil, a proibição em diversas partes do mundo e como isso limitou o desenvolvimento e estudos científicos com a substância. “No começo da década de 60 tivemos dois grandes pesquisadores, um de Israel: Dr. Raphael Mechoulam, e um do Brasil: Dr. Elisaldo Carlini, que de forma quase ilegal tiveram acesso à cannabis para o desenvolvimento dos seus estudos”, explicou.
Dr. Wellington Briques, Dra. Luciana Canetto e Dr. João Paulo PerfeitoDr. Wellington Briques, Dra. Luciana Canetto e Dr. João Paulo Perfeito

 

O Dr. João Paulo Silvério Perfeito falou sobre as formas de acesso à cannabis para uso terapêutico, sendo uma delas a importação. “A gente vê que desde 2015 praticamente a cada ano está dobrando o número de solicitações para importação de cannabis para uso medicinal”, complementou.

 

Banda Illusion encerra Encontro com repertório variado de músicas de sucessoBanda Illusion encerra Encontro com repertório variado de músicas de sucesso

Para animar o dia e encerrar de forma especial, o encontro contou com uma apresentação musical.

Carlos Nascimento
Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticia

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.