Informe técnico alerta sobre segurança de produtos estéticos usado de forma injetável


Informe técnico alerta sobre segurança de produtos estéticos usados de forma injetávelInforme técnico alerta sobre segurança de produtos estéticos usados de forma injetávelSão Paulo, 17 de novembro de 2023.

Após a publicação de comunicado da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em 21 de agosto, com o tema “Anvisa alerta consumidores e profissionais sobre produtos estéticos usados de forma injetável”, o Grupo Técnico de Trabalho de Dispositivos Médicos e o Comitê de Assuntos Regulatórios do CRF-SP publicaram um informe técnico sobre o assunto, no mês de outubro. A nota alerta sobre a segurança dos produtos injetáveis utilizados em procedimentos estéticos, especialmente sobre a ocorrência de casos de eventos adversos graves relacionados a produtos erroneamente regularizados como produtos cosméticos.

O informe ressalta que a RDC Anvisa nº 752/2022, aplicada à regularização de cosméticos, no art. 3°, item XVI, estabelece que os produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes são preparações constituídas por substâncias naturais ou sintéticas, de uso externo nas diversas partes do corpo humano, pele, sistema capilar, unhas, lábios, órgãos genitais externos, dentes e membranas mucosas da cavidade oral, com o objetivo exclusivo ou principal de limpá-los, perfumá-los, alterar sua aparência e ou corrigir odores corporais e ou protegê-los ou mantê-los em bom estado.

O documento recomenda que produtos na forma injetável utilizados em procedimentos estéticos sejam enquadrados como dispositivos médicos ou medicamentos, nas classes III ou IV, de maior grau de risco.

Clique aqui e leia o informe técnico na íntegra.


Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS


Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.