Comitê de Ações Afirmativas para a Promoção da Igualdade Racial participa da III EXPO Internacional Consciência Negra 2023

 

São Paulo, 14 de novembro de 2023.

Nos próximos dias 18, 19, 20 e 21 de novembro, o CRF-SP, por meio do Comitê de Ações Afirmativas para a Promoção da Igualdade Racial, participará da III EXPO Internacional Consciência Negra 2023, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

O evento será presencial e gratuito e este ano é dedicado à celebração dos 20 anos da lei 10.639/03, que incluiu nas leis de diretrizes e bases da educação nacional (LDB) a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira; em 2008, a norma foi ampliada para incluir a temática indígena. Sob o lema “uma lei, muitas lutas”, a Expo vai ocupar todo o Memorial da América Latina com palestras, debates, feira de afroempreendedores, oficinas culturais e shows com grandes nomes do cenário musical.

O Comitê de Ações Afirmativas para a Promoção da Igualdade Racial do CRF-SP marcará presença com um estande em que farmacêuticos irão apresentar o trabalho do Comitê que tem como meta o desenvolvimento de ações e estratégias para a sociedade, a fim de superar as injustiças raciais e promover meios individuais e coletivos para a produção da igualdade social.

Para a Dra. Claudia Cristina Pereira de Araújo, coordenadora do Comitê, a Expo é a oportunidade de conhecer todo o potencial historicamente apagado da população negra, além de ampliar o olhar para as oportunidades que este diálogo de justiça e cidadania podem proporcionar ao nosso pais, estado ou cidade.

Dra. Claudia Araújo coordena o Comitê de Ações Afirmativas para Promoção da Igualdade Racial do CRF-SPDra. Claudia Araújo coordena o Comitê de Ações Afirmativas para Promoção da Igualdade Racial do CRF-SP

"Estamos vivendo a década Internacional dos Afrodescendentes proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em que a comunidade mundial reconhece que os afrodescendentes representam um grupo em que os direitos humanos devem ser promovidos e protegidos. Através dos seus pilares busca promover o direito à igualdade e a não discriminação (reconhecimento), o acesso à justiça, (justiça) e o direito ao desenvolvimento e medidas contra pobreza (desenvolvimento).

Sobre o Comitê, Dra. Claudia destaca que por visar a instituição de ações afirmativas para a promoção de igualdade, tem muito a aprender e compartilhar neste espaço aberto no evento, principalmente no que diz respeito à profissão farmacêutica e suas ações na saúde. 

"O Comitê busca nesta Expo estar mais próximo da sociedade e se colocar junto nesta luta, pois além de cidadãos somos profissionais de saúde que também queremos nos guiar por este farol antirracista para que as estatísticas desfavoráveis no campo da saúde seja revertidas. Por isso, vamos para a Expo levando informações sobre cuidados no uso e descarte correto de medicamentos visando à preservação do meio ambiente e ampliando informações para que o racismo estrutural não prospere nos impactos negativos na população negra", finaliza a Dra. Claudia. 

 

Quando: 18 a 21 de novembro

Horário: das 10h às 22h

Onde: Memorial da América Latina, Av. Mário de Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo.

Inscrições gratuitas: https://crfsp.far.br/url/consciencia_negra

 

Thais Noronha 

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS


Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.