Farmacêutico se destaca como presidente de Fundação de Saúde no Vale do Paraíba

 Dr. Fernando Luiz Zanetti é presidente da Fundação de Saúde e Assistência do Município de Caçapava (Fusam)Dr. Fernando Luiz Zanetti é presidente da Fundação de Saúde e Assistência do Município de Caçapava (Fusam)

São Paulo, 25 de agosto de 2023

Uma frase atribuída ao piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna diz que quando você não está feliz é preciso mudar e resistir a tentação do retorno. Essa é uma boa sentença para definir a entrada de Dr. Fernando Luiz Zanetti na Farmácia.

Dr. Fernando é oriundo da Tecnologia da Informação, mas não se sentia contente atuando no setor. Esse vazio se somou a um período difícil em sua vida pessoal, quando sua família passava por problemas sérios relacionados à oncologia. Nesse ponto, ele teve um estalo em sua mente: “O que posso fazer para ajudar as pessoas doentes, já que as doenças não são escolhidas pelas pessoas que as terão, assim como o sofrimento que elas trazem?”, questionou-se.

Para responder esses pontos e buscar uma nova ocupação em que pudesse se sentir mais feliz, o Dr. Fernando foi realizar testes vocacionais e estudar qual profissional é o mais completo e com características mais abrangentes na área da saúde. Já na época ele tinha uma boa intuição, mas hoje diz que encontrou a resposta: “Posso afirmar hoje, com certeza absoluta, que é o farmacêutico”, afirma.

Segundo ele, o farmacêutico é o profissional mais completo do setor porque a formação relaciona a assistência em saúde e o cuidado ao paciente à administração de recursos. Com a visão das duas pontas (assistência e gestão), o profissional está mais próximo do que busca hoje o mundo globalizado, incluindo a área de saúde, que diariamente exige customização de recursos, sem deixar de procurar a excelência em atendimento, gerando uma boa experiência aos cidadãos/pacientes.

Ele se formou em Farmácia na primeira turma da Unip do Vale do Paraiba, em 2007. Logo após, foi admitido no Hospital Municipal Dr. José Carvalho Florence, de São José dos Campos. Para ele, foi como uma "residência farmacêutica assistencial e administrativa”, já que foi a experiência que deu subsídios para atuação na assistência direta ao paciente, mas também na gestão de farmácia hospitalar, suprimentos, qualidade em saúde e gestão de unidade hospitalar.

Em outras duas empresas em que atuou, teve a possibilidade de conhecer um pouco de como funciona a saúde brasileira e suas diferenças por regiões, já que prestava serviço na área de suprimentos e hospitais em unidades destas organizações na região norte e centro-oeste.

Atingiu o destaque em sua carreira até agora quando se tornou, em 2021, o presidente da Fundação de Saúde e Assistência do Município de Caçapava (Fusam), instituição destinada ao atendimento médico-hospitalar de pacientes do Serviço Único de Saúde (SUS). Ele destaca que a gestão administrativa de um hospital é de extrema complexidade, seja em uma instituição pública ou particular.

“Posso garantir que um hospital é um ser "pulsante" e interdependente em todas suas camadas de gestão, não sendo possível dissociar a importância de todos dentro do atendimento e cuidado do paciente”, afirma.

Em sua atuação em hospital público, ele conta que a grande dificuldade é lidar de forma objetiva e concreta com as diretrizes do SUS, mas sem ter o financiamento suficiente para tais diretrizes. A tabela de remuneração do SUS é um exemplo claro desta dificuldade, segundo o farmacêutico.

Além disso, ele cita as sucessivas crises que o país passa e uma das consequências que é um maior número de pacientes migrando da saúde complementar para a saúde pública, como mais um agravamento do sistema. No entanto, ele afirma que quem trabalha no SUS e pelo SUS tem uma relação de amor contínuo, apesar de todas dificuldades que são vencidas diariamente.

Para ter uma carreira de sucesso na área hospitalar, Dr. Fernando destaca a importância da capacidade técnica. Por isso, tem que estudar, buscar entender as dificuldades como oportunidades de aprendizados e sempre lembrar-se: “não se tem resultado diferente fazendo igual”.

Ele completa dizendo que “o farmacêutico em um hospital tem a chave do cofre do estabelecimento”, já que a área de saúde é tão complexa, que uma mesma dor pode possuir diversos tratamentos, o que demonstra a importância de um profissional ter conhecimento tanto em assistência como em tomadas de decisões administrativas/financeiras para cada tratamento.

 

Monica Neri

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS


Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.