Mesa redonda em Piracicaba debate atuação da equipe multiprofissional na prevenção do TEV.

Da esq. p/ dir.: Vivian Limongi, Igor Cloves Siqueira Nery, Dra. Renata Basso e Dra. Joseane Francisco DeltreggiaDa esq. p/ dir.: Vivian Limongi, Igor Cloves Siqueira Nery, Dra. Renata Basso e Dra. Joseane Francisco DeltreggiaSão Paulo, 2 de agosto de 2023.

A seccional de Piracicaba do CRF-SP, por meio do seu Grupo Técnico de Trabalho (GTT) de Farmácia Clínica realizou em 27 de julho uma mesa redonda com a participação de palestrantes da região sobre a atuação da equipe multiprofissional na prevenção do tromboembolismo venoso (TEV), que engloba a trombose venosa profunda (TVP) e sua complicação mais grave, a embolia pulmonar (TEP).

O evento foi realizado no anfiteatro da Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba e teve o objetivo de discutir a necessidade de implantação de medidas de avaliação de risco dos pacientes internados, a adaptação da tromboprofilaxia individual e medidas de controle para avaliar se a tromboprofilaxia é prescrita adequadamente.

A vice-presidente do CRF-SP, Dra. Luciana Canetto, participou da abertura do evento e destacou que o farmacêutico é o profissional que tem um papel essencial quando o assunto é garantir a segurança do paciente e que os hospitais devem desenvolver estratégias para diminuir as chances de tromboembolismo venoso no paciente internado, pois as consequências podem ser fatais, além de aumentar o número de dias de internação e os custos diretos e indiretos envolvidos. “A implantação do serviço do farmacêutico clínico abrange a inclusão da profilaxia para tromboembolismo venoso e a promoção do uso correto de medicamentos no ambiente hospitalar são essenciais, em conjunto com a atuação de outros profissionais médicos, enfermeiros e fisioterapeutas”, destacou.

Dra. Luciana Canetto, vice presidente do CRF-SP, durante sua participação no eventoDra. Luciana Canetto, vice presidente do CRF-SP, durante sua participação no evento

Segundo a Dra. Rafaela Parolina de Carvalho, delegada adjunta da seccional de Piracicaba, os objetivos do evento foram atingidos, pois o convite de trazer palestrantes da região mostrou que é possível ter o protocolo de prevenção de TEV no interior. “Muitas vezes visitamos hospitais da capital e, quando voltamos para nossas instituições, nos deparamos com muitas dificuldades, sendo assim, vendo o caminho trilhado por hospitais do mesmo porte do interior, esse caminho parece mais palpável e nos motiva mais”, afirmou.

Para a Dra. Rafaela, mesmo sabendo que já existem protocolos definidos para os diversos tipos de pacientes hospitalizados, ainda há resistência à aplicação apropriada da profilaxia e desafios em relação à avaliação do risco na prática diária, por isso a importância da discussão do tema num ambiente multiprofissional. “Os palestrantes abordaram as ações de cada profissional, mas foi destacado que a interação da equipe vale muito mais do que ações isoladas. Outro ponto foi a sensibilização de toda comunidade hospitalar para implantação do protocolo, isso inclui diretoria do hospital, gerências médicas e assistenciais em prol de se trabalhar por uma doença que é a principal causa de morte evitável dentro do hospital”, completou.

Mesa redonda em Piracicaba debate atuação da equipe multiprofissional na prevenção do TEV. Mesa redonda em Piracicaba debate atuação da equipe multiprofissional na prevenção do TEV.

A mesa redonda contou com a participação da Dra. Joseane Francisco Deltreggia, farmacêutica clínica do Hospital Unimed de Americana, Igor Cloves Siqueira Nery, enfermeiro do hospital Unimed de Americana, Vivian Limongi, fisioterapeuta coordenadora do serviço de fisioterapia do Hospital Regional de Piracicaba Dra Zilda Arns, e Dra. Renata Basso, coordenadora médica intensivista do Hospital Unimed Americana. A moderação dos debates foi da Dra Vanessa Solbiati, vice-coordenadora do GTT de farmácia clínica da seccional de Piracicaba.

O evento teve como parceiros a Associação Paulista de Medicina (APM Piracicaba), EMS e Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba (serviço de farmácia)

Carlos Nascimento
Departamento de Comunicação

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.